Project Based Learning (PBL) ou Aprendizagem Baseada em Projetos, em português, é uma metodologia de ensino que estimula o aprendizado ativo, essencial na EaD.
Essa é mais uma metodologia que veio para inovar o modelo tradicional das práticas pedagógicas, buscando potencializar a aprendizagem e promover uma formação mais completa aos estudantes.
Saiba o que é Project Based Learning e como aplicar na EaD!
O que é Project Based Learning?
Project Based Learning (PBL) ou Aprendizagem Baseada em Projetos, é uma abordagem educacional que envolve os alunos na exploração dos conteúdos por meio de projetos.
Dessa forma, os alunos participam ativamente do processo de aprendizado, aplicando conceitos e habilidades em situações do mundo real.
Nesse método, os alunos geralmente trabalham em grupos para investigar, resolver problemas ou criar algo concreto.
Sendo assim, o projeto serve como um meio para desenvolver habilidades importantes, incluindo pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração, comunicação e criatividade.
Características do Project Based Learning
O Project Based Learning não apenas aprofunda a compreensão dos alunos sobre os tópicos de estudo, mas também promove motivação.
Afinal, quando os alunos estão engajados em projetos com relevância pessoal e aplicação prática, a aprendizagem se torna mais significativa e interessante.
Além disso, ajuda a desenvolver habilidades valiosas para o mundo real, como resolução de problemas complexos e trabalho em equipe.
Entre as principais características da Aprendizagem Baseada em Projetos, estão:
- Investigação ativa: os alunos exploram um problema ou uma situação que requer investigação e análise para desenvolver o projeto.
- Colaboração: o PBL ocorre através de trabalhos em grupos, assim, promove a colaboração, a troca de ideias e a divisão de tarefas.
- Aplicação prática: os projetos são orientados para a aplicação do conhecimento em situações reais, ou seja, torna o aprendizado mais relevante.
- Autonomia: os alunos têm a oportunidade de tomar decisões e fazer escolhas em relação ao projeto, aumentando a responsabilidade pelo próprio aprendizado.
- Apresentação: os resultados dos projetos são apresentados em sala de aula, ou seja, desenvolve habilidades de comunicação e apresentação.
- Feedback: o processo de PBL envolve feedback contínuo dos professores e dos colegas, ajudando os alunos a melhorar seus projetos e habilidades.
- Interdisciplinaridade: os projetos costumam incorporar múltiplas disciplinas, permitindo que os alunos vejam como diferentes áreas do conhecimento estão interconectadas.
Como aplicar Project Based Learning na EaD?
A aplicação do Project Based Learning na EaD, requer considerações específicas para aproveitar ao máximo os benefícios dessa abordagem.
Conheça algumas etapas para implementar o PBL em um contexto de EaD:
1. Escolha de tópicos relevantes para o PBL
Selecione tópicos que sejam relevantes para os objetivos de aprendizado e interesses dos alunos.
Portanto, certifique-se de que os tópicos sejam adequados para exploração por meio de projetos práticos.
2. Definição de projetos claros para o PBL
Crie projetos bem definidos, estabelecendo objetivos claros, expectativas, critérios de avaliação e resultados esperados. Afinal, eles devem ser desafiadores e envolventes para cumprir seu propósito!
3. Plataforma EaD apropriada
Escolha uma plataforma EaD que suporte a colaboração entre os alunos e permita a criação de recursos, fóruns de discussão, salas de chat e ferramentas de compartilhamento de arquivos.
4. Divisão em etapas
Divida o projeto em etapas ou fases que orientem os alunos ao longo do processo. Sendo assim, cada etapa pode envolver pesquisa, planejamento, execução, revisão e apresentação.
5. Recursos e materiais
Forneça diferentes recursos e materiais aos alunos, como textos, vídeos, artigos e links relevantes para auxiliar na pesquisa e no desenvolvimento do PBL.
6. Colaboração online
Promova a colaboração entre os alunos por meio de fóruns de discussão, chats ou plataformas de trabalho em grupo.
Dessa forma, eles podem compartilhar ideias, debater abordagens e compartilhar recursos.
7. Feedback contínuo
Forneça feedback contínuo e orientações ao longo do processo do PBL Assim, ajuda os alunos a aprimorar suas abordagens e desenvolver suas habilidades.
8. Apresentações online
Utilize ferramentas de videoconferência para os alunos apresentarem seus projetos aos colegas e professores.
Dessa forma, promove o desenvolvimento de habilidades de comunicação e oferece uma oportunidade de compartilhar aprendizados.
9. Avaliação
Avalie os projetos com base nos critérios predefinidos e nas conquistas dos alunos ao longo do processo, não apenas no produto final.
10. Flexibilidade e autonomia
Dê aos alunos alguma flexibilidade na escolha de abordagens e soluções para o PBL, permitindo que eles assumam a responsabilidade pelo próprio aprendizado.
11. Reflexão e avaliação
Peça aos alunos que reflitam sobre o processo do projeto e sua aprendizagem. Afinal, isso os ajuda a internalizar o conhecimento e a identificar áreas de melhoria.
12. Suporte ao aluno
Garanta que os alunos tenham suporte técnico e pedagógico durante todo o processo, especialmente se estiverem enfrentando desafios técnicos ou conceituais.
Ao adaptar o Project Based Learning para a EaD, é importante considerar como a interação e a colaboração online podem ser integradas ao processo.
Também é fundamental manter a abordagem centrada no aluno, estimulando a exploração ativa, a aplicação prática e o desenvolvimento de habilidades relevantes para o mundo real.
___________________________________________________________________
A eadSimples oferece um ambiente virtual de aprendizagem completo, com toda a estrutura necessária para ministrar videoaulas, compartilhar materiais, ferramentas de comunicação, disponibilizar atividades como o PBL e muito mais!
Conheça nossos planos e preços acessando aqui ou experimente grátis!