A educação corporativa parte do princípio de que as pessoas são o maior ativo de uma empresa, portanto, é preciso investir no desenvolvimento profissional e capacitação dos colaboradores, uma vez que são eles que movem a organização.
Em um mercado de trabalho altamente competitivo e em constante movimento, atrair e reter profissionais qualificados é muito importante, investindo no desenvolvimento dos colaboradores e valorizando seu papel na empresa, para permanecerem na organização e crescerem junto com ela.
Entenda mais sobre o papel da educação corporativa nas empresas, acompanhando o artigo de hoje.
O que é educação corporativa?
A educação corporativa é uma prática empresarial que promove a cultura de aprendizagem contínua e a gestão do conhecimento, contribuindo com o desenvolvimento profissional dos colaboradores e o crescimento organizacional.
Deve servir para capacitar os colaboradores conforme os objetivos da empresa e do cargo que executam, visando aprimorar as práticas laborais, a partir de estratégias que encaixe a aprendizagem na rotina de trabalho.
Pode ocorrer através de trilhas de aprendizagem, universidade corporativa, cursos, treinamentos, workshops internos, programas de e-learning, microlearning, entre outros.
Desse modo, o setor de Recursos Humanos ou Talent & Development, precisa elaborar a educação corporativa partindo do Levantamento de Necessidade de Treinamento.
Assim, é possível identificar quais os conhecimentos, habilidades e competências que os colaboradores precisam desenvolver para aprimorar suas práticas laborais individuais e da equipe.
O foco da educação corporativa é o desenvolvimento profissional dos colaboradores, capacitando-os para gerar resultados, adquirir o senso crítico, propor inovação e encontrar soluções para as demandas da empresa.
As competências necessárias para aplicar a educação corporativa na empresa, envolvem principalmente:
- Aprender a aprender;
- Comunicação e colaboração;
- Raciocínio criativo e resolução de problemas;
- Conhecimento tecnológico;
- Conhecimento global dos negócios;
- Liderança;
- Autogerenciamento da carreira.
Princípios da educação corporativa
Existem 7 princípios norteadores para o desenvolvimento do processo de educação corporativa nas empresas, definidos por Marisa Eboli, especialista em educação corporativa, autora do livro “Educação corporativa no Brasil: mitos e verdades”. São eles:
- Competitividade: a capacitação dos colaboradores e a cultura da educação corporativa torna a empresa mais competitiva no mercado;
- Perpetuidade: a educação como ferramenta de gestão do conhecimento permite criar, manter, transformar e transmitir as crenças e valores da empresa;
- Conectividade: através da educação é possível formar uma rede que conecta as pessoas e o ambiente em que elas estão inseridas;
- Disponibilidade: facilita a disseminação do conhecimento, pois não depende de um lugar específico e nem hora estabelecida, mas sim de um processo contínuo;
- Cidadania: promove o desenvolvimento individual, coletivo, e social dos profissionais;
- Sustentabilidade: o aprendizado colabora com os princípios de manutenção de recursos naturais e desenvolvimento sustentável;
- Parceria: educação dos profissionais mais produtiva por meio de parcerias com Universidades ou empresas especializadas.
Qual o seu papel nas empresas?
Ao compreender o conceito de educação corporativa, fica evidente o seu papel nas empresas, capacitar os colaboradores para obter melhor desempenho organizacional.
Promover a cultura de aprendizado contínuo dentro das empresas, estimula o desenvolvimento profissional constante, investindo em talentos para executar tarefas que demandam maior conhecimento.
Amanda Van Nuys, responsável pelo Workplace Learning Report do Linkedin, diz o seguinte sobre a educação corporativa e seu papel nas empresas:
“Agora nós temos a oportunidade de criar uma verdadeira cultura de aprendizado contínuo para construir um local de trabalho mais equiparado e inovar de maneiras que dificilmente imaginaríamos. […] Tudo começa pelas skills. Nós precisamos ajudar nossos times a desenvolver skills que inspirem aprendizes, gerentes e executivos a co-criar uma cultura de aprendizado que recompense o que os colaboradores já sabem e o ritmo em que aprendem novas habilidades de alta demanda”.
Desse modo, a educação corporativa promove o aprendizado conforme as necessidades da empresa, beneficiando também os colaboradores com o seu desenvolvimento profissional. Tendo em vista que formar profissionais é um investimento em pessoas que certamente retornará para os resultados corporativos.
A educação corporativa traz uma série de vantagens para as empresas, entre elas estão:
- Investimento no capital humano, principal ativo de uma empresa;
- Retenção de talentos;
- Aumento da produtividade;
- Trabalho com maior qualidade;
- Evita erros e retrabalho;
- Redução de gaps de competências;
- Melhora o clima organizacional;
- Otimiza o onboarding;
- Otimiza a gestão de conhecimento organizacional;
- Integra os setores;
- Promove as Hard/Soft skills.
A educação corporativa assume um papel fundamental na gestão de pessoas das empresas, nos seguintes aspectos:
- Recrutamento e seleção: evidencia os talentos e o potencial que podem alcançar com a qualificação concedida pela empresa;
- Reskilling/Upskilling: capacita os colaboradores para assumir cargos diversos e aperfeiçoa suas habilidades na área em que atua;
- Employer Branding: contribui com a atração e retenção de talentos, pois oferece crescimento dentro da organização;
- Retenção de talentos e engajamento: um profissional que se sente valorizado ao poder desenvolver seu potencial, permanece na empresa e se compromete com o trabalho;
- Business agility: torna os colaboradores conectados com as tendências e inovações do mercado, podendo entregar um trabalho mais adequado a demanda do mundo contemporâneo.
Para construir uma cultura de aprendizado na empresa, com a educação corporativa, existem três conceitos principais a serem aplicados:
- Lifelong Learning: estimula o aprendizado constante, ao logo de toda a vida profissional, com cursos de atualização e novos conhecimentos, a medida que surgem novas demandas no mundo do trabalho;
- Microlearning: é uma aprendizagem de curta duração, aborda os conhecimentos de maneira segmentada, conforme a necessidade pontual do momento, aos poucos o profissional vai construindo seu saber;
- E-learning: promove cursos online para os colaboradores, na modalidade de educação a distância, todos os conteúdos que precisam aprender se encontram na plataforma EaD da empresa.
________________________________________________________________________________
A eadSimples oferece uma solução completa para promover a educação corporativa na sua empresa.
Nossa plataforma de ensino foi desenvolvida de forma personalizada para o seu negócio. Confira nossos diferenciais para empresas:
- Crie cursos e distribua as vagas para setores e filiais da empresa.
- Cadastre gestores para filiais e setores que conseguem acompanhar a evolução dos seus alunos.
- Utilize planos mais completos da eadSimples e hospede todo seu conteúdo para direto na plataforma.
- Importe planilhas com alunos para matricular em lote.
- Personalize a identidade visual da plataforma de acordo com sua empresa.
- Integração ao site/sistema da sua empresa, sem precisar editar site ou ambiente loja da sua plataforma.
- Opção para criar sub-plataformas com identidade visual única e conectada com a sua plataforma principal.
Conheça a solução completa da eadSimples para empresas, acessando aqui.