Blog

3 dicas para melhorar o desempenho da gestão de conhecimento organizacional

3 dicas para melhorar o desempenho da gestão de conhecimento organizacional

Em uma empresa, o conhecimento é produzido e difundido diariamente por todos os âmbitos da corporação – o perfeito funcionamento é proporcional a gestão de conhecimento e a expertise adquirida. Você já parou para pensar sobre a quantidade de informações que produzimos todos os dias?

O conhecimento é poder! Esta frase não é apenas uma frase de impacto, mas sim, uma realidade que se aplica a todos no ramo empresarial: desde o CEO até o estagiário.

 

O conceito de gestão do conhecimento nada mais é do que uma estratégia inovadora que consiste em gerenciar o conhecimento com uma vantagem competitiva e com o objetivo de criar e compartilhar valores. 

Quanto maior for a consciência do conhecimento existente na empresa, mais fácil será para aplicá-la na prática de atividades. E partir disso, é possível tomar ações de melhoria nos processos, atividades, produtos e até mesmo no atendimento ao cliente.

Esse modo de gestão é utilizado para que a empresa se desenvolva, alcance seus objetivos e se destaque entre os concorrentes.

A gestão do conhecimento busca identificar e avaliar, distribuir (compartilhar) e aplicar o conhecimento que os funcionários têm para desenvolver a empresa.

 

Identificar e avaliar

De acordo com esse conceito, primeiramente é necessário identificar e avaliar cada um dos conhecimentos dos funcionários e como são usados para fazer com que a empresa funcione de forma orgânica. 

  • Qual é o conhecimento que a equipe domina? 
  • Quais deles já foram transformados em processos? 
  • Quais habilidades ainda podem ser desenvolvidas ou melhoradas? 
  • O conhecimento que os funcionários possuem é suficiente para a rotina da empresa? 

 

Distribuir e aplicar

Após identificar suas habilidades e analisar o que falta ou precisa ser desenvolvido, chega o momento de estruturar uma distribuição do conhecimento dentro da empresa. O que envolve: 

  • Atividades de treinamento corporativo com professores internos ou a distância;
  • Criar uma cultura corporativa baseada no compartilhamento de informações; 
  • Estruturar o modo de compartilhamento de conhecimento dos funcionários para ajudar nas tarefas de forma mais eficaz; 
  • Estabelecer canais de comunicação focada nos funcionários e equipes; 
  • Disponibilizar o acesso a informação de qualidade de modo fácil e rápido.

 

Para obter um resultado positivo, é necessário ter uma gestão estratégica para organizar a informação. Caso contrário, não é possível transmitir o conhecimento de forma eficaz, o que pode levar ao rompimento da conexão e distribuição de informação.

A seguir, confira 3 dicas para que você possa implementar a gestão do conhecimento em sua empresa:

 

1. Elencar quais conhecimentos a organização possui

A análise deve ser feita junto aos funcionários para elencar quais os conhecimentos adquiridos, quais devem ser melhorados e quais devem ser implementados. Ao fazer uma pesquisa de campo com todos os funcionários, será possível definir a linha de conhecimentos que a empresa já possui.

 

2. Aprimorar os conhecimentos

Após a coleta das informações acima, é necessário qualificá-las, ou seja, aprimorar os conhecimentos e processos da empresa. Alguns questionamentos devem ser feitos para obter tal resposta.

  • O conhecimento sobre um determinado processo é suficiente para funcionar de forma orgânica?
  • Há alguma forma de melhorá-lo ou apenas adicionar mais alguns passos para complementá-lo?
  • É necessário redesenhá-lo do zero? 

 

3. Disseminar os conhecimentos

O aprendizado pode ser disseminado através de seminários, e-mails, e-learning, tutorias EAD e uma infinidade de outros métodos de comunicação. 

Além dessa forma de divulgação, também há possibilidade de implementação de um sistema interno, em que os fluxos são disponibilizados e os comentários podem ser adicionados como forma de dúvidas, questionamentos ou sugestões de melhorias.

 

A eadSimples é uma plataforma de ensino a distância completa  utilizada por instituições de educação e empresas para universidades corporativas. Desde 2008 desenvolvendo tecnologia inovadora para ajudar no processo de ensino. Já alcançamos mais de 1,8 milhões de acessos por dia, somados nas páginas dos clientes, e mais de 800 instituições utilizando a plataforma.

Quer falar com nosso time? Clique aqui.

Artigos Relacionados