Em uma empresa, o conhecimento é produzido e difundido diariamente por todos os âmbitos da corporação – o perfeito funcionamento é proporcional a gestão de conhecimento e a expertise adquirida. Você já parou para pensar sobre a quantidade de informações que produzimos todos os dias?
O conhecimento é poder! Esta frase não é apenas uma frase de impacto, mas sim, uma realidade que se aplica a todos no ramo empresarial: desde o CEO até o estagiário.
O conceito de gestão do conhecimento nada mais é do que uma estratégia inovadora que consiste em gerenciar o conhecimento com uma vantagem competitiva e com o objetivo de criar e compartilhar valores.
Quanto maior for a consciência do conhecimento existente na empresa, mais fácil será para aplicá-la na prática de atividades. E partir disso, é possível tomar ações de melhoria nos processos, atividades, produtos e até mesmo no atendimento ao cliente.
Esse modo de gestão é utilizado para que a empresa se desenvolva, alcance seus objetivos e se destaque entre os concorrentes.
A gestão do conhecimento busca identificar e avaliar, distribuir (compartilhar) e aplicar o conhecimento que os funcionários têm para desenvolver a empresa.
Identificar e avaliar
De acordo com esse conceito, primeiramente é necessário identificar e avaliar cada um dos conhecimentos dos funcionários e como são usados para fazer com que a empresa funcione de forma orgânica.
- Qual é o conhecimento que a equipe domina?
- Quais deles já foram transformados em processos?
- Quais habilidades ainda podem ser desenvolvidas ou melhoradas?
- O conhecimento que os funcionários possuem é suficiente para a rotina da empresa?
Distribuir e aplicar
Após identificar suas habilidades e analisar o que falta ou precisa ser desenvolvido, chega o momento de estruturar uma distribuição do conhecimento dentro da empresa. O que envolve:
- Atividades de treinamento corporativo com professores internos ou a distância;
- Criar uma cultura corporativa baseada no compartilhamento de informações;
- Estruturar o modo de compartilhamento de conhecimento dos funcionários para ajudar nas tarefas de forma mais eficaz;
- Estabelecer canais de comunicação focada nos funcionários e equipes;
- Disponibilizar o acesso a informação de qualidade de modo fácil e rápido.
Para obter um resultado positivo, é necessário ter uma gestão estratégica para organizar a informação. Caso contrário, não é possível transmitir o conhecimento de forma eficaz, o que pode levar ao rompimento da conexão e distribuição de informação.
A seguir, confira 3 dicas para que você possa implementar a gestão do conhecimento em sua empresa:
1. Elencar quais conhecimentos a organização possui
A análise deve ser feita junto aos funcionários para elencar quais os conhecimentos adquiridos, quais devem ser melhorados e quais devem ser implementados. Ao fazer uma pesquisa de campo com todos os funcionários, será possível definir a linha de conhecimentos que a empresa já possui.
2. Aprimorar os conhecimentos
Após a coleta das informações acima, é necessário qualificá-las, ou seja, aprimorar os conhecimentos e processos da empresa. Alguns questionamentos devem ser feitos para obter tal resposta.
- O conhecimento sobre um determinado processo é suficiente para funcionar de forma orgânica?
- Há alguma forma de melhorá-lo ou apenas adicionar mais alguns passos para complementá-lo?
- É necessário redesenhá-lo do zero?
3. Disseminar os conhecimentos
O aprendizado pode ser disseminado através de seminários, e-mails, e-learning, tutorias EAD e uma infinidade de outros métodos de comunicação.
Além dessa forma de divulgação, também há possibilidade de implementação de um sistema interno, em que os fluxos são disponibilizados e os comentários podem ser adicionados como forma de dúvidas, questionamentos ou sugestões de melhorias.
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