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Dicas para ser um bom professor em plataforma EaD

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Dicas para ser um bom professor em plataforma EaD

Ensinar online tornou-se bastante atrativo para os professores, pois a busca por cursos em plataforma EaD cresceu significativamente nos últimos anos, segundo o Censo ABED, a oferta de vagas para o ensino à distância superou o presencial em 2018.

Sendo assim, ser um bom professor em plataforma EaD é um diferencial para atender essa demanda e se tornar um profissional inovador, conectado as tendências da educação e da sociedade, para ensinar as novas gerações.

No post de hoje, vamos apresentar algumas dicas para te ajudar! Confira o artigo até o final!

Quem é o professor de plataforma EaD?

O professor de plataforma EaD é o profissional da educação que se reinventou para se adaptar as novas demandas da sociedade, adepto das tecnologias a favor da educação.

Ele pode atuar em cursos formais, de graduação e pós-graduação, técnicos, especializações, idiomas, treinamentos, capacitação, formação continuada, atualização e cursos livres.

Utiliza metodologias inovadoras para ensinar, explora o mercado digital e contribui com a democratização da educação, aliando os recursos tecnológicos as práticas pedagógicas.

Rompe com o modelo tradicional de ensino, visto que suas aulas acontecem em um ambiente virtual de aprendizagem, disponibilizado em uma plataforma EaD, que oferece as ferramentas necessárias para ensinar online.

O professor de plataforma EaD pode explorar sua autonomia ao oferecer seus próprios cursos além dos que ministra em uma instituição ou criar o seu negócio de ensino online. 

Quais as características de um bom professor de plataforma EAD?

A Associação Brasileira de Educação à Distância (ABED), definiu as competências necessárias para os professores de plataforma EaD, partindo do conhecimento de quatro saberes essenciais:

  1. Pedagógico: refere-se à estruturação do ensino e às expectativas com relação à aprendizagem. Dessa forma, é preciso realizar a seleção dos conteúdos que se aplicam ao processo de ensino e aprendizagem, para serem significativos e proporcionem o domínio, a aplicação das informações e a possibilidade de sua atualização, ampliação, aprofundamento e enriquecimento;
  2. Tecnológico: envolve o domínio das tecnologias de comunicação e de informação para favorecer a seleção das ferramentas digitais de ensino e o suporte adequado ao educando, para garantir seu acesso e sua permanência no curso;
  3. Comunicacional: habilidade para se comunicar na esfera digital, para transmitir informações de maneira assertiva e compreensiva por vídeos e textos, bem como a interação com os alunos, para sanar dúvidas e avaliar a aprendizagem.
  4. Gerencial: refere-se ao planejamento do curso, delimitar o público-alvo, os objetivos e metas, estruturar o projeto pedagógico, realizar um plano de aulas, elaborar os materiais didáticos, escolher a melhor plataforma EaD, entre outros.

Resumindo, a competência geral definida pela ABED para ser um bom professor em plataforma EaD é:

Propor, elaborar, implantar e avaliar ações de mediação educacional para modalidade de EAD, contemplando as áreas de conhecimento pedagógica, comunicacional, tecnológica e gerencial, voltado para a aprendizagem dos educandos e buscando a melhoria contínua no desenvolvimento de boas práticas a partir de princípios éticos” (ABED, 2012).

A partir desses saberes, para ser um bom professor na plataforma EaD, são necessárias 3 etapas:

  • Planejamento

Saber pedagógico

  • Analisar o contexto do curso e todos os seus componentes, de modo a conhecer com profundidade os objetivos, os conteúdos, recursos de ensino e atividades a serem realizadas;
  • Planejar o atendimento aos educandos de acordo com a proposta educacional do curso respeitando as características dos educandos, integrando objetivos e conteúdos de aprendizagem, a partir de princípios de flexibilidade e interatividade

Saber tecnológico

  • Conhecer o funcionamento de todos os recursos e/ou suportes tecnológicos previstos para as atividades do curso subsidiando os responsáveis na tomada de decisões para a correção de eventuais problemas.

Saber comunicacional

  • Planejar ações para estimular participação dos educandos, a aprendizagem colaborativa com a interação entre eles, a busca e o compartilhamento de diversas fontes de informações na construção do conhecimento;
  • Pesquisar o perfil dos educandos — habilidades de comunicação, atitudes, nível de conhecimentos e posição sociocultural — para facilitar o relacionamento e a interação.

Saber gerencial

  • Desenvolver formas de registro e acompanhamento dos cursos conforme os critérios estabelecidos com a equipe pedagógica.
  • Desenvolvimento do curso

Saber pedagógico

  • Promover atendimento personalizado dos educandos selecionando as melhores estratégias para realizar o atendimento, visando a satisfação e a permanência de cada um deles no curso;
  • Propor ações junto aos educandos que permitam concretizar uma atitude formadora do espírito crítico, de superação de problemas, de discriminação entre informações essenciais e triviais., estimulando a autonomia da aprendizagem;
  • Selecionar e/ou preparar recursos educativos e atividades para atender às dificuldades específicas apresentadas pelos educandos, em colaboração com a equipe pedagógica.

Saber tecnológico

  • Orientar os educandos quanto aos recursos e suportes tecnológicos do curso, facilitando o uso de tecnologias;
  • Garantir o acesso permanente dos educandos aos recursos de aprendizagem propostos;
  • Identificar os problemas tecnológicos enfrentados pelos educandos mediar as soluções junto a equipe de suporte;
  • Identificar os problemas tecnológicos enfrentados pelos educandos e mediar as soluções junto à equipe de suporte.

Saber comunicacional

  • Interagir com os educandos, respondendo de forma personalizada e imediata de todas as dúvidas, comunicando-se de forma clara e precisa, estimulando-os a desenvolver o raciocínio;
  • Estimular os educandos, a interagir, a desenvolver atividades colaborativas, a discutir suas dúvidas e questionamentos, compartilhando diversas fontes de informações para a construção do conhecimento;
  • Comunicar-se buscando a criação de vínculos com os educandos favorecendo o sentimento de pertencimento de cada um ao grupo aumentando a auto estima e a valorização da permanência no curso;
  • Adequar as orientações e os recursos educacionais complementares às linguagens dos meios de comunicação utilizados e às características dos educandos.

Saber gerencial

  • Registrar os problemas frequentes e/ou emergenciais no curso, orientando a realização das correções que possibilitem a continuidade das atividades educacionais;
  • Mediar os conflitos entre os educandos;
  • Gerenciar o tempo de atendimento direto aos educandos.
  • Avaliação

Saber pedagógico

  • Registrar o acompanhamento dos educandos;
  • Monitorar a aprendizagem dos educandos, indicando de forma personalizada os pontos fortes e fracos na avaliação da aprendizagem, sugerindo estratégias para consolidar o que foi aprendido e/ou para superar as dificuldades encontradas;
  • Avaliar o desenvolvimento do curso em relação à aprendizagem dos educandos, qualidade do projeto pedagógico, recursos educacionais complementares e o desempenho da própria mediação educacional.

Saber tecnológico

  • Avaliar a tecnologia usada, sua adequação e funcionamento.

Saber comunicacional

  • Avaliar o desenvolvimento do curso em relação ao processo comunicacional contemplando as interações educador/ educando, educando/ educando.

Saber gerencial

  • Informar os resultados do curso para os públicos envolvidos fornecendo subsídios para a tomada de decisões pelos responsáveis, visando a melhoria contínua.

Essas definições servem para ensino formal, mas também são válidas para outras modalidades, como os cursos livres. Essas dicas ajudam a tornar o curso EaD e as aulas online mais profissionais e eficazes.

Além da parte técnica, seja para professores vinculados a uma instituição ou cursos livres, algumas características são essenciais para ser um bom professor em plataforma EaD:

  • Criatividade: abordar os conteúdos de maneira criativa, despertando a curiosidade dos alunos e mostrar como funciona na prática;
  • Motivar os alunos: um bom professor consegue despertar o interesse em suas aulas, pela maneira como fala e interage com quem assiste;
  • Utilizar metodologias inovadoras: as metodologias ativas no EaD são ideais para tornar o ensino mais dinâmico e eficaz, apresenta a teoria e convida os alunos a aplicarem na prática, abrindo espaço para apresentarem seus resultados.

Por que ser um professor em plataforma EaD?

Existem diversas vantagens em ser um professor de plataforma EaD, entre as principais, estão:

Criar seu próprio curso

É possível oferecer seu próprio curso e compartilhar com as pessoas os seus conhecimentos e experiências, sem precisar estar vinculado a uma instituição de ensino.

Os cursos livres em plataforma EaD possuem diversas vantagens, como:

  • Podem ser ministrados sem a regulamentação do MEC;
  • Não é necessário CNPJ;
  • Não possuem carga horária preestabelecida;
  • Curta duração;
  • Isenção de comprovação de escolaridade para quem quiser participar;
  • Desenvolvimento pessoal e profissional do professor;
  • Democratização do ensino;
  • Investimento mais acessível;
  • Oferta de certificado de participação;
  • Reconhecidos como cursos de extensão, capacitação e formação continuada;
  • Autonomia;
  • Praticidade.

Diversificar suas áreas de atuação

Ser um professor que sabe dar aulas online, pode enriquecer seu currículo e aumentar suas oportunidades de trabalho, além de ensinar em uma instituição de ensino formal, pode atuar no ensino híbrido ou em cursos livres criados por ele mesmo.

Flexibilidade

As aulas em plataforma EaD permitem flexibilidade em vários sentidos:

  • Horário: as aulas podem ser gravadas onde e quando quiser, pois são disponibilizadas na plataforma, no caso de aulas ao vivo, é o próprio professor que pode escolher dia e horário;
  • Financeira: os custos costumam ser reduzidos e ser fonte de renda extra ou principal, além disso, os cursos livres podem ter o valor definido pelo próprio professor, conforme sua necessidade;
  • Duração: é possível optar por um curso mais curto, com mais ou menos horas por dia;
  • Tempo livre: é possível programar suas férias e momentos de lazer, conforme sua preferência, pois consegue planejar as aulas e disponibilizá-las no dia e horário combinado com antecedência.

Realização pessoal e profissional

É comum que professores não se sintam valorizados em instituições de ensino, pois não tem autonomia para ensinar o que realmente desejam, desse modo, podem dar aulas em seus próprios cursos. 

Conseguem realizar, assim, o sonho de ser professor na área de interesse. Nos cursos livres, é possível ensinar sobre qualquer coisa, desde que tenha conhecimento sobre o assunto.

Como melhorar a aula EaD?

  • Plano de aula estruturado: assim as aulas terão coerência, fazendo com que os alunos queiram continuar a sequência de aprendizado;
  • Aulas ao vivo: pode você disponibilizar a maioria das aulas gravadas, mas é interessante realizar aulas ao vivo algumas vezes, isso aproxima os alunos do professor e aumenta o interesse no curso;
  • Conteúdo: definir previamente o assunto da aula a ser gravada e as formas de apresentação, assim é possível ensaiar antes e utilizar da melhor maneira o seu conhecimento;
  • Cenário: o ambiente que vai aparecer no vídeo deve ser discreto, com poucas informações para não gerar poluição visual e, assim, evitar a distração de quem assiste. Você também pode optar por decorar com o tema do curso, para animar os alunos e ser mais divertido;
  • Iluminação: o ambiente deve ser bem iluminado, para facilitar a visualização das expressões faciais e dos gestos, seja com luz natural ou lâmpadas adicionais;
  • Câmera: ter um aparelho de boa qualidade, que disponha de uma boa resolução, vai garantir uma imagem nítida para quem está assistindo;
  • Microfone: para que os alunos consigam acompanhar tudo o que o professor está dizendo, o som precisa ter qualidade. Para evitar ruídos, pode-se usar fones de ouvido com microfone.
  • Testes: experimente diferentes ferramentas e abordagens para diversificar a aula, teste com antecedência para não falhar ou errar durante a aula;
  • Edição: confira se não há erros de gravação e corrija-os se necessário;
  • Interação: manter contato com a turma e promover a interação entre todos, torna a aula mais dinâmica e divertida;
  • Recursos diversificados: utilize diferentes materiais para usar nas aulas, como imagens, áudios, vídeos, mapas, aplicativos, jogos, entre outros;
  • Materiais atrativos: o material de apoio é essencial para o aluno acompanhar a aula e se contextualizar, isso motiva e facilita a aprendizagem, o ideal é fazer um esquema sintetizado do tema.
  • Escolher uma boa plataforma EaD: não adianta ser um bom professor se a plataforma não tiver suporte adequado para ensinar online, escolha uma que ofereça ferramentas assertivas.

Qual a melhor plataforma EaD para ensinar online?

A eadSimples é uma plataforma EaD bastante utilizada por professores de diversos segmentos, como de instituições de ensino, empresas e profissionais autônomos. Ela é ideal para cursos online e permite a personalização com a sua marca.

Desde 2008 desenvolve tecnologia inovadora para ajudar no processo de ensino à distância. Já alcançamos mais de 1,8 milhões de acessos por dia, somados nas páginas dos clientes, e mais de 800 instituições utilizando a plataforma.

Os diferenciais da plataforma da eadSimples são:

  • Customização;
  • Sala de aula ao vivo;
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA);
  • Canal de atendimento;
  • Opções de pagamento.

Entre em contato conosco e conheça nossos planos para hospedar o seu curso EaD!

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