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E-mail marketing: 10 boas práticas para aplicar nas campanhas do seu negócio EaD

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E-mail marketing é uma estratégia de comunicação digital na qual você envia e-mails a uma lista segmentada de contatos do seu negócio EaD.

O objetivo é promover seus cursos online e demais produtos, bem como fortalecer o relacionamento com clientes e leads.

É uma ferramenta bastante eficaz para se comunicar com os consumidores, afinal, permite o contato direto com o público-alvo, personalização de mensagens e medição precisa dos resultados.

Sua importância reside na capacidade de alcançar pessoas de forma eficiente e com um alto retorno sobre investimento (ROI).

Portanto, torna-se essencial para manter a relevância e engajamento no mercado competitivo.

10 boas práticas para e-mail marketing

Boas práticas para e-mail marketing são fundamentais para garantir a eficácia das campanhas e construir um relacionamento positivo com o público-alvo do seu negócio EaD. 

Conheça 10 boas práticas dessa estratégia de comunicação digital:

1. Segmente sua lista de contatos

  • Personalização: envie mensagens relevantes para grupos específicos, ou seja, com base em interesses, comportamento ou estágio no funil de vendas.
  • Relevância: quanto mais segmentada for sua lista, maior será a relevância do conteúdo para cada destinatário.

2. Crie um assunto atraente para o e-mail marketing

  • Concisão: assuntos curtos e objetivos têm mais chance de chamar atenção.
  • Criatividade: utilize linguagem criativa que desperte curiosidade ou ofereça algo de valor.

3. Conteúdo de qualidade

  • Valor: forneça conteúdo útil e interessante para o seu público.
  • Call to Action (CTA): inclua um CTA claro e atraente, incentivando o próximo passo, ou seja, visitar seu site ou aproveitar uma oferta, por exemplo.

4. Design responsivo

  • Compatibilidade: certifique-se de que seus e-mails sejam otimizados para todos os dispositivos, principalmente dispositivos móveis.
  • Visual assertivo: utilize um design simples e organizado, com imagens e textos bem distribuídos.

5. Teste A/B do e-mail marketing

  • Varie elementos: teste diferentes versões de e-mails (assunto, layout, CTA) para então ver o que funciona melhor.
  • Medição: analise os resultados e então ajuste suas estratégias com base nos dados.

6. Respeite a legislação para e-mail marketing

  • Consentimento: certifique-se de que todos na sua lista tenham dado consentimento para receber seus e-mails.
  • Opt-out: por fim, inclua uma opção clara para os destinatários se descadastrarem da lista de e-mails, caso queiram.

7. Acompanhe métricas

  • Taxa de abertura: monitore quantas pessoas estão abrindo seus e-mails.
  • Taxa de cliques: veja quantos estão clicando nos links e CTA.
  • Taxa de conversão: avalie quantos destinatários estão completando as ações desejadas.

8. Envio regular e programado

  • Frequência adequada: não envie e-mail marketing com muita frequência, dessa forma, evita sobrecarregar os destinatários.
  • Horário ideal: envie os e-mails em horários que tendem a ter maior taxa de abertura, conforme os hábitos do seu público.

9. Automatize quando possível

  • Automação: utilize ferramentas de automação para enviar e-mails em momentos estratégicos, ou seja, e-mails de boas-vindas, lembretes ou aniversário.

10. Revisão antes do envio

  • Erros: verifique o e-mail marketing para evitar erros gramaticais, links quebrados, assim como problemas de formatação.
  • Teste final: envie um e-mail de teste para si mesmo antes de enviar para toda a lista.

Seguindo essas práticas, suas campanhas de e-mail marketing têm maior chance de sucesso, garantindo assim que seus e-mails sejam abertos, lidos e gerem ações positivas dos destinatários.

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