Uma parceria com influencer pode otimizar a divulgação do seu negócio EaD, afinal, o marketing de influência alcança um público maior e mais engajado.
Dessa forma, gera maior visibilidade e credibilidade para a sua marca, contribuindo também para o aumento das vendas.
Essa parceria consiste em uma colaboração entre a sua marca e um influenciador digital, isto é, uma pessoa com uma grande presença e influência nas redes sociais ou outras plataformas online.
O objetivo é promover produtos, serviços ou a própria marca para o público do influenciador, aproveitando a credibilidade e a confiança que ele possui com seus seguidores.
Investir na parceria com influencer já se tornou uma estratégia de marketing comum entre as marcas, devido aos resultados positivos que gera.
Segundo uma pesquisa da Spark (empresa de marketing de influência), 76% dos consumidores já compraram produtos devido à recomendação de um influenciador digital.
Portanto, investir no marketing de influência também pode trazer excelentes resultados para o seu negócio EaD.
Saiba como funciona, acompanhando o texto.
Como funciona uma parceria com influencer?
A parceria com influenciador funciona através da colaboração entre uma marca e um influenciador digital, que possui uma grande presença e influência nas redes sociais.
Primeiramente, a marca identifica um influenciador cujos seguidores correspondem ao seu público-alvo e propõe uma colaboração.
Em seguida, o influenciador cria e compartilha conteúdo promovendo os produtos ou serviços da marca, de forma pontual ou contínua.
O objetivo é aproveitar a credibilidade do influencer para alcançar um público maior e gerar engajamento de forma autêntica e direcionada.
Tipos de parceria com influencer
Existem diferentes tipos de parceria com influencer, então você pode optar pelo que fizer mais sentido na divulgação do seu negócio EaD.
- Posts patrocinados: o influenciador cria e compartilha conteúdo (fotos, vídeos, stories, etc.) destacando o produto ou serviço da marca.
- Embaixadores de marca: parceria contínua com a marca para promover regularmente seus produtos ou serviços.
- Review de produtos: a marca disponibiliza produtos ao influencer para que ele faça uma avaliação honesta e compartilhe com seus seguidores.
- Concursos e sorteios: o influenciador organiza sorteios ou concursos em parceria com a marca para então aumentar o engajamento e a visibilidade.
- Criação de conteúdo exclusivo: o influencer cria conteúdo exclusivo para a marca, que pode ser utilizado nas plataformas da marca.
Como fazer parceria com influencer?
Para fazer uma parceria com influencer é preciso garantir que a colaboração seja bem-sucedida e benéfica para ambas as partes.
Sendo assim, existem alguns passos fundamentais para conduzir esse processo:
Defina objetivos claros para a parceria com influencer
Primeiramente, determine o que você deseja alcançar com a parceria, ou seja, aumentar a visibilidade da marca, promover um produto específico, aumentar as vendas ou engajar um novo público.
Identifique o influenciador certo
Em seguida, procure influenciadores que tenham um público-alvo que se alinhe com o seu e que compartilhem os valores da sua marca.
Ferramentas de marketing de influência ou uma pesquisa nas redes sociais podem ajudar a encontrar o influenciador ideal.
Analise o engajamento e a relevância
Não se concentre apenas no número de seguidores, mas no nível de engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos) e na relevância do conteúdo, para garantir que o influenciador tem uma audiência ativa e interessada.
Estabeleça um orçamento
Decida quanto você está disposto a investir na parceria com influencer.
Influenciadores com maior alcance geralmente cobram mais, no entanto, você deve considerar o retorno potencial sobre o investimento.
Entre em contato com o influenciador
Envie uma mensagem profissional, seja por e-mail ou pelas redes sociais, apresentando sua marca e a proposta de parceria.
Além disso, seja claro sobre o que você espera e o que você oferece em troca.
Negocie os termos
Discuta os detalhes da parceria, incluindo o tipo de conteúdo a ser criado, a frequência das postagens, a duração da parceria, bem como a compensação.
Então, certifique-se de que ambos os lados estão confortáveis com os termos.
Formalize o acordo
Crie um contrato que especifique todos os detalhes acordados, como prazos, expectativas de desempenho, uso de hashtags específicas, diretrizes de conteúdo, e formas de pagamento.
Dessa forma, ajuda a evitar mal-entendidos futuros.
Colabore na criação de conteúdo
Trabalhe junto com o influenciador digital para garantir que o conteúdo seja autêntico e ressoe com o público.
Portanto, forneça todas as informações necessárias sobre o produto ou serviço, mas permita que o influenciador tenha liberdade criativa.
Monitore e avalie os resultados
Após a publicação do conteúdo, acompanhe os resultados para medir o impacto da parceria.
Utilize métricas como alcance, engajamento, conversões e vendas para então avaliar o sucesso.
Mantenha o relacionamento
Por fim, se a parceria foi bem-sucedida, considere manter um relacionamento contínuo com o influenciador digital para futuras colaborações e potencializar a divulgação do seu negócio EaD.
Isso pode fortalecer a conexão com o público e gerar benefícios a longo prazo.
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