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Problem Based Learning: 12 dicas para usar essa metodologia na plataforma EaD!

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O Problem Based Learning (PBL), Aprendizagem Baseada em Problemas, em português, é uma metodologia de ensino que inovou o cenário educacional tradicional, mas também se mostrou eficaz na aprendizagem online, podendo ser utilizado na plataforma EaD.

A combinação da flexibilidade proporcionada pela plataforma EaD com a profundidade da aprendizagem promovida pelo PBL, oferece um terreno fértil para o desenvolvimento de habilidades essenciais para os alunos do século XXI.

O Problem Based Learning na plataforma EaD ajuda a superar as barreiras físicas e potencializar a colaboração, o pensamento crítico e a aplicação prática do conhecimento.

Essa metodologia transcende as barreiras tradicionais da sala de aula e abre portas para um aprendizado colaborativo, orientado para a resolução de problemas reais e, ao mesmo tempo, fortalecer as competências necessárias para o sucesso futuro.

O PBL na EaD pode preparar os alunos não apenas para enfrentar os desafios acadêmicos, mas também para se destacarem em um mundo cada vez mais complexo e em constante transformação.

Entenda no texto a seguir, o que é Problem Based Learning e como aplicá-lo na EaD!

O que é Problem Based Learning?

Problem-Based Learning (PBL), ou Aprendizagem Baseada em Problemas, em português, é uma abordagem educacional que enfoca a aprendizagem ativa e o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas.

Nesse método, os estudantes são apresentados a cenários ou casos do mundo real que envolvem problemas complexos e desafiadores relacionados ao tópico de estudo.

Em vez de receber informações passivamente por meio de palestras ou leitura de materiais, os alunos são encorajados a trabalhar em grupos ou equipes para analisar, discutir e resolver esses problemas.

Eles exploram possíveis soluções, identificam lacunas em seu conhecimento, pesquisam informações relevantes e aplicam conceitos teóricos para chegar a uma compreensão mais profunda do assunto.

Principais características do PBL

O Problem-Based Learning é frequentemente usado em contextos de ensino superior, como cursos de medicina, engenharia e ciências sociais, mas também pode ser aplicado em outros níveis educacionais.

Ele ajuda os alunos a desenvolver habilidades de pensamento crítico, colaboração, comunicação e autodireção, que são valiosas tanto no ambiente acadêmico quanto profissional.

Nesse sentido, as principais características da Aprendizagem Baseada em Problemas são:

  • Cenários de problemas: Os alunos recebem um caso ou cenário do mundo real que apresenta um problema complexo que precisa ser resolvido.
  • Aprendizagem ativa: Os alunos são responsáveis por conduzir sua própria aprendizagem, o que pode envolver pesquisa, discussões em grupo e investigação independente.
  • Colaboração em grupo: Os alunos geralmente trabalham em equipes para analisar o problema, compartilhar conhecimento e debater possíveis soluções.
  • Aprendizagem autodirigida: Os alunos identificam lacunas em seu conhecimento e buscam informações relevantes para resolver o problema.
  • Integração de conhecimento: Os alunos aplicam conceitos teóricos de várias disciplinas para resolver problemas do mundo real, o que promove uma compreensão mais holística.
  • Facilitação do professor: Em vez de ser um instrutor tradicional, o papel do professor é de facilitar o processo, orientando os alunos e fornecendo suporte quando necessário.
  • Resolução de problemas complexos: A abordagem PBL enfatiza a resolução de problemas que não têm soluções óbvias, preparando os alunos para lidar com desafios do mundo real.

Como aplicar o PBL na EaD?

A aplicação do Problem Based Learning na EaD requer adaptações específicas, para garantir que os alunos possam se envolver ativamente com os problemas e colaborar de maneira eficaz, mesmo à distância.

Confira 12 dicas para usar o PBL na EaD:

1. Escolha de problemas relevantes no PBL

Selecione problemas do mundo real que sejam relevantes para o conteúdo do curso e que exijam análise crítica e aplicação de conceitos.

2. Elabore cenários envolventes para o PBL

Crie cenários ou casos realistas que apresentem desafios interessantes, que despertem a curiosidade e o engajamento dos alunos.

Dessa forma, ajudará a motivar os alunos a se envolverem com a aprendizagem.

3. Forme grupos

Organize os alunos em grupos de trabalho, utilizando uma plataforma EaD que ofereça ferramentas de colaboração e que permita a comunicação, bem como o compartilhamento de informações entre os membros do grupo.

4. Plataforma de colaboração

Utilize as ferramentas de comunicação síncrona (chat, videoconferência) e assíncrona (fóruns, mensagens) disponíveis na plataforma de EAD.

Assim, é possível que os grupos de alunos discutam os problemas e compartilhem suas ideias.

5. Orientação e suporte do professor

Embora o papel do professor seja de facilitação, ele ainda é fundamental. Sendo assim, forneça orientações claras sobre como o processo de PBL funcionará na EaD.

Além disso, esteja disponível para responder a perguntas e fornecer direcionamento quando necessário.

6. Recursos de pesquisa

Indique recursos relevantes, como artigos, vídeos, estudos de caso, para que os alunos possam pesquisar e embasar suas soluções nos problemas apresentados.

7. Apresentação de soluções

Peça aos grupos para apresentar as soluções de maneira criativa, seja por meio de relatórios escritos, apresentações em vídeo ou outros formatos multimídia.

8. Avaliação formativa

Avalie o processo de resolução de problemas, bem como a colaboração e a participação dos alunos, em vez de apenas avaliar a solução final.

Desse modo, incentiva a reflexão e o aprendizado ao longo do processo.

9. Feedback construtivo

Forneça feedback construtivo sobre as soluções e a abordagem dos alunos, destacando pontos fortes e áreas que precisam de melhoria.

10. Reflexão e discussão pós-solução

Incentive os alunos a refletirem sobre o processo de PBL, discutindo o que aprenderam, como abordaram o problema e quais habilidades desenvolveram.

11. Iteração e revisão

Em alguns casos, permita que os alunos revisem e melhorem suas soluções com base no feedback recebido.

12. Avaliação autêntica

Avalie os alunos com base em critérios autênticos, como a qualidade da análise, a aplicação de conceitos, a criatividade na solução e a colaboração em grupo.

Lembre-se de que adaptar o PBL para a EaD requer planejamento cuidadoso e o uso eficiente das ferramentas disponíveis na plataforma EaD.

Além disso, a interação ativa e o engajamento dos alunos são fundamentais para o sucesso da Aprendizagem Baseada em Problemas, independentemente do ambiente de ensino.

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