Upsell é uma estratégia de vendas muito poderosa para te ajudar a melhorar as vendas. Quando bem aplicada, você consegue aumentar o valor total da compra do cliente, ampliando, assim, a receita total do seu negócio.
Diante da competitividade do mercado atual, é importante adotar novas estratégias para se destacar da concorrência e atrair os consumidores.
Uma pesquisa realizada pela Shopify, revelou que entre 10% a 30% do faturamento das lojas online, são frutos do upsell.
Portanto, entenda o que é essa estratégia de vendas e confira 9 dicas para aplicar com seus clientes, acompanhando o texto.
O que é upsell?
Upsell é uma estratégia de vendas, utilizada para incentivar os clientes a comprar produtos/serviços superiores ao que inicialmente planejavam adquirir, ou seja, uma versão melhor e mais cara.
O objetivo é aumentar o valor total da compra do cliente, ou seja, que proporcione uma experiência mais completa e atenda às suas necessidades de maneira mais ampla.
Quando um vendedor realiza um upsell, significa que ele oferece ao cliente uma opção superior ou complementar ao produto/serviço originalmente desejado.
Isso pode ser feito oferecendo um produto mais avançado, um pacote com mais recursos ou uma versão premium do item original.
O upsell normalmente envolve oferecer um valor adicional ou benefícios extras, como descontos especiais, garantias estendidas, suporte prioritário, entre outros.
Algumas empresas também utilizam técnicas de upsell durante o processo de compra online, sugerindo produtos relacionados ao item que o cliente está visualizando ou adicionando itens recomendados ao carrinho de compras.
Essa prática pode aumentar significativamente o valor médio do pedido e, consequentemente, a receita da empresa.
Contudo, o upsell deve ser realizado de forma ética e genuína, oferecendo opções relevantes, que realmente agreguem valor à experiência do cliente.
Quando bem executada, essa estratégia pode ser benéfica tanto para a empresa, que melhoras as vendas e receitas, quanto para o cliente, que obtém uma solução superior e mais completa para suas necessidades.
Como fazer upsell?
Fazer upsell, de forma eficiente, requer uma abordagem estratégica e cuidadosa para garantir que seja relevante e bem recebida pelos clientes.
Para isso, algumas dicas para realizar upsell de maneira eficaz, incluem:
Conheça bem o cliente para fazer upsell
Entenda as necessidades, preferências e histórico de compras do cliente. Afinal, quanto mais você conhecer seus clientes, mais fácil será identificar oportunidades de upsell que sejam relevantes para eles.
Ofereça produtos ou serviços complementares para fazer upsell
Identifique itens que complementem o produto ou serviço originalmente desejado pelo cliente. Apresente-os como uma forma de melhorar a experiência do cliente ou resolver necessidades adicionais.
Destaque os benefícios adicionais
Ao apresentar o upsell, enfatize os benefícios extras que o cliente terá ao optar pela oferta superior. Mostre como isso atenderá melhor às suas necessidades ou oferecerá maior valor.
Personalize a oferta
Crie uma oferta personalizada, com base nas preferências do cliente. Isso pode incluir descontos especiais, pacotes personalizados ou ofertas exclusivas.
Ofereça incentivos
Considere oferecer incentivos para estimular o cliente a aceitar o upsell, ou seja, um desconto especial, frete grátis ou algum tipo de brinde.
Timing adequado
Escolha o momento certo para fazer o upsell. Normalmente, isso ocorre durante o processo de compra ou logo após a conclusão da compra, mas evite parecer muito insistente ou forçado.
Mostre a diferença de valor
Demonstre claramente a diferença entre o produto/serviço original e o upsell, mostrando como o último oferece uma solução mais completa ou vantajosa.
Facilite o processo
Torne o processo de upsell simples e conveniente para o cliente. Portanto, evite tornar o procedimento complicado, pois isso pode levar à resistência.
Acompanhe os resultados
Monitore os resultados das suas iniciativas de upsell, para avaliar a eficácia da estratégia e identificar áreas de melhoria.
Por fim, lembre-se que o upsell deve ser orientado para o benefício do cliente e não apenas para aumentar as vendas.
Ofereça produtos ou serviços que realmente agreguem valor à experiência do cliente e atendam às suas necessidades de forma eficaz.
Isso ajudará a construir um relacionamento positivo e duradouro com o cliente, resultando, assim, em fidelização e melhorar as vendas a longo prazo.
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