O treinamento de soft skills contribui para melhorar o desempenho dos colaboradores e potencializar os resultados da empresa, porque promove a capacitação profissional sobre as habilidades comportamentais exigidas no mercado de trabalho, para executar as atividades com excelência. Além disso, esse processo pode ser mais simples do que você imagina! É possível treinar a sua equipe na modalidade online, utilizando uma plataforma EaD para empresas.
Confira no artigo de hoje, quais são as habilidades comportamentais mais requisitadas no mercado de trabalho e como criar um treinamento de soft skills em 4 passos!
As dicas apresentadas podem servir tanto para o setor de Recursos Humanos das empresas, como para produtores de conteúdo que querem criar um curso online sobre as soft skills.
Como criar um treinamento de soft skills?
Para criar um treinamento de soft skills, primeiro você precisa saber quais são as habilidades comportamentais mais buscadas no mercado de trabalho e identificar quais as necessidades da sua empresa.
As principais habilidades comportamentais para os dias atuais, foram levantadas por Lucedile Antunes, referência no desenvolvimento de soft skills no Brasil e autora do livro “Soft Skills: competências essenciais para os novos tempos”.
Sua experiência com CEOs de diversas empresas, ajudou a identificar quais são as habilidades comportamentais mais importantes para conquistar um diferencial competitivo no mercado de trabalho e inserir no treinamento de soft skills.
Principais habilidades para o treinamento de soft skills
Para criar um treinamento de soft skills, tanto para as empresas como para produtores de conteúdo, você pode abordar as quatro principais habilidades comportamentais levantadas pela especialista no tema, que são:
1. Reinvenção
O mundo atual está em constante transformação, principalmente o mercado de trabalho, sempre surgem novas demandas e novos desafios, portanto, a habilidade de se reinventar é essencial para saber lidar com as mudanças e se adaptar a novas realidades.
Para desenvolver essa habilidade, o profissional precisa aprender a lidar com as próprias emoções e entender os sentimentos dos outros, agindo com inteligência emocional diante das situações, e estar disposto a mudar sempre que necessário.
2. Coragem
Outra soft skill muito requisitada, é a coragem. Entre as habilidades comportamentais, ter coragem permite agir diante das dificuldades para enfrentá-las, mesmo sendo uma atitude arriscada. Com isso, o profissional consegue estimular sua força interior e encontrar estratégias para superar suas limitações.
Além disso, a coragem estimula o desenvolvimento profissional, porque ajuda a vencer o medo do desconhecido para explorar maiores possibilidades, superando os problemas para seguir em frente. Portanto, é indispensável no treinamento de soft skills.
3. Atitude positiva
Assumir uma atitude positiva diante do trabalho, amplia a motivação e o cumprimento das metas, essencial para o desempenho profissional. Dessa forma, o foco não está nas dificuldades, mas em encontrar soluções.
Essa atitude facilita o trabalho em equipe, estabelece um clima positivo na empresa e também favorece a coragem, pois o profissional acredita em seu potencial e no da equipe, colaborando com o engajamento de todos.
4. Criatividade
A criatividade também não pode faltar no treinamento de soft skills! Um profissional criativo tem mais chances de encontrar soluções para os problemas e tem mais facilidade para se reinventar, além disso, uma mente criativa é mais propensa a atitude positiva e a coragem.
A criatividade ajuda a buscar soluções diferentes para problemas que se repetem, que requerem novas ideais e novas ações, para mudar o que não está funcionando, afinal, não se pode ter um resultado diferente repetindo as ações.
Perceba que todas essas habilidades comportamentais se complementam e existem simultaneamente, por isso são tão importantes para o treinamento de soft skills!
Outras soft skills importantes
Inclua no treinamento de soft skills as habilidades listadas pelo Fórum Econômico Mundial, essenciais para o mercado de trabalho do futuro:
- Pensamento analítico e inovação;
- Aprendizado ativo e estratégias de aprendizado;
- Resolução de problemas complexos;
- Análise e pensamento crítico;
- Criatividade, originalidade e iniciativa;
- Liderança e influência social;
- Uso, monitoramento e controle de tecnologia;
- Programação e design de tecnologia;
- Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade;
- Raciocínio, resolução de problema e ideação;
- Inteligência emocional;
- Solução de problema e experiência do usuário;
- Orientação de serviço;
- Análise e avaliação de sistemas;
- Persuasão e Negociação.
4 passos para criar o treinamento de soft skills
Após identificar e selecionar quais habilidades comportamentais são necessárias para a sua equipe desenvolver, é hora de montar o treinamento de soft skills, seguindo 4 passos fundamentais:
1. Contrate uma plataforma EaD para empresas
A plataforma EaD para empresas oferece todas as ferramentas necessárias para criar um treinamento de soft skills, com recursos para aulas online, compartilhamento de materiais, fórum de discussão, atividades, vídeos e muito mais.
Promover um treinamento online pode ser muito mais vantajoso para a empresa e para a equipe, é mais flexível, prático e econômico, facilitando encaixar na rotina de trabalho a aprendizagem dessas habilidades.
2. Defina objetivos
Crie o treinamento de soft skills alinhado aos objetivos da empresa, mensurando os resultados esperados, conforme setor, atividade e cargo. Faça o levantamento das necessidades da sua equipe, identificando quais habilidades precisam desenvolver para atender as demandas.
A gestão do conhecimento pode te ajudar nesse momento, ela atua com o capital intelectual da empresa, ou seja, os conhecimentos profissionais adquiridos e armazenados pelos colaboradores. Aplicar um questionário de LNT também pode favorecer a definição dos objetivos.
3. Organize a estrutura do treinamento
Após contratar uma plataforma EaD para empresas e estabelecer os objetivos, é possível organizar a estrutura do treinamento de soft skills. Defina o formato, a metodologia, os recursos, a duração, os dias em que será ministrado, etc.
A metodologia, por exemplo, pode ser o microlearning, em que os conhecimentos são apresentados em pequenos blocos de informações, de maneira objetiva e sintetizada, descartando o que não é relevante no momento. Isso amplia o foco no conteúdo que está sendo ministrado e acelera a assimilação.
4. Acompanhe os resultados
A ideia de realizar um treinamento de soft skills na empresa é que os colaboradores desenvolvam as habilidades, sendo assim, é preciso acompanhar e avaliar os resultados da aprendizagem.
Algumas métricas que podem te ajudar a analisar os resultados, são:
- Desempenho individual: analisa a aplicação prática dos conhecimentos absorvidos pelos colaboradores;
- Taxa de adesão e de abandono: verifica a participação dos colaboradores em comparação com aqueles que não concluíram os módulos;
- Retorno sobre o investimento (ROI): apresenta o resultado do treinamento em paralelo ao investimento aplicado;
- Avaliação de reação: apresenta a percepção dos colaboradores sobre o treinamento, a metodologia de ensino, a qualidade do professor, etc.
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