A avaliação escolar é uma ferramenta pedagógica que serve para avaliar a aprendizagem dos alunos, identificar se estão conseguindo assimilar os conteúdos estudados e verificar se os métodos de ensino estão sendo eficazes. Existem diversas formas para avaliar, inclusive avaliação online pela plataforma EaD, e cada uma tem um objetivo específico para atender as demandas educacionais.
Saiba no post de hoje, quais são os tipos de avaliação escolar e como aplicar cada um deles. Saiba também, qual é mais eficaz!
Quais são os tipos de avaliação escolar?
Existem quatro tipos de avaliação escolar, cada uma tem um objetivo específico para avaliar a aprendizagem, obtendo resultados diferentes:
- Avaliação escolar diagnóstica: identifica os conhecimentos prévios dos alunos;
- Avaliação escolar formativa: avalia ao longo do processo educativo;
- Avaliação escolar somativa: mensura a aprendizagem;
- Avaliação escolar comparativa: analisa o progresso do aluno, em diferentes momentos do ensino.
Entenda melhor como funciona cada tipo de avaliação escolar!
1. Avaliação escolar diagnóstica
Esse tipo de avaliação coleta dados sobre a aprendizagem dos alunos, com base em seus conhecimentos prévios, ou seja, avalia o que eles já sabem sobre determinada disciplina. Ela revela um diagnóstico de desempenho, que possibilita compreender as dificuldades no aprendizado e definir ações pedagógicas para suprir as necessidades educacionais de cada aluno. Também é possível realizar a avaliação online na plataforma EaD.
Objetivos:
- Identificar o nível de aprendizagem atual de cada turma e de cada aluno;
- Descobrir a origem das dificuldades;
- Buscar estratégias para solucionar essas dificuldades.
Como aplicar:
- Produção de textos: verifica o desenvolvimento da escrita e quais as dificuldades apresentas;
- Leitura: avalia a habilidade de escrever e interpretar textos;
- Debates: analisa a habilidade da turma e de cada aluno para discutir um tema com suas próprias palavras.
Pontos negativos:
No caso de avaliação escolar escrita, é possível que alguns alunos copiem um dos outros, por não compreenderem o objetivo do método avaliativo, e podem também não cumprir o prazo de entrega da atividade.
2. Avaliação escolar formativa
A avaliação escolar formativa avalia o aluno de maneira individual, considerando suas principais dificuldades no processo de aprendizado. Além de analisar se ele assimilou o conteúdo ou não, possibilita identificar os pontos fracos e fortes dos alunos.
Objetivos:
- Obter informações para construir um plano de ação que atenda às necessidades individuais do aluno;
- Proporcionar maior protagonismo à turma no desenvolvimento de sua aprendizagem.
Como aplicar:
- Autoavaliação: consiste na análise do professor e do próprio aluno, sobre seu desempenho acadêmico, identificando os pontos fortes e fracos; o que contribui para criar um plano de ação mais assertivo;
- Trabalho em grupo: promove trabalhos em grupo para avaliar a aprendizagem da turma e de cada aluno, com base no aprendizado coletivo.
Pontos negativos:
Devido à quantidade de alunos em cada turma, o professor pode ter dificuldade para percebê-los individualmente. Além disso, a formação inicial dos docentes não capacita para perceber outros aspectos da aprendizagem, como o afetivo, cognitivo e social.
3. Avaliação escolar somativa
Esse tipo de avaliação envolve um conjunto de práticas e métodos que avalia de maneira aprofundada e individualizada a aprendizagem do aluno. Vai além dos métodos convencionais que buscam apenas testar o desempenho e atribuir notas, ela oferece feedbacks aos professores sobre os processos educacionais.
Objetivos:
- Avaliar o processo da aprendizagem de maneira geral;
- Promover o protagonismo do estudante para se desenvolver e evoluir conforme suas necessidades.
Como aplicar:
- Provas e trabalhos;
- Avaliação final;
- Soma de avaliações realizadas ao longo do ano;
- Avaliações online e híbridas.
Pontos negativos:
A avaliação escolar somativa costuma gerar ansiedade nos alunos, comprometendo o desempenho.
4. Avaliação escolar comparativa
Essa avaliação examina e mede o nível de conhecimentos e habilidades dos alunos, analisando a fixação da aprendizagem e o aproveitamento, comparando entre um período e outro.
Objetivos:
- Verificar o que foi ensinado e o que ainda precisa ser estudado;
- Qualificar o ensino;
- Acompanhar o progresso dos alunos.
Como aplicar:
- Testes/trabalhos simples durante ou ao final das aulas;
- Resumos dos conteúdos trabalhados;
- Observação de desempenho;
- Relatórios;
- Atividades para casa;
- Autoavaliação;
- Avaliações entre pares.
Pontos negativos:
Utilizar somente esse tipo de avaliação escolar não é eficaz para avaliar totalmente a aprendizagem dos alunos.
Qual é a melhor avaliação escolar?
Para escolher a melhor avaliação escolar, precisamos considerar que cada aluno e cada turma têm necessidades específicas de aprendizagem, conforme suas habilidades e perfil. Sendo assim, os métodos avaliativos convencionais nem sempre conseguem contemplar todos os estudantes.
Para avaliar de maneira assertiva, precisamos utilizar diferentes métodos avaliativos, pois cada um deles consegue examinar aspectos diferentes, que somados podem fornecer dados importantes sobre a aprendizagem dos alunos.
Na avaliação escolar, os métodos avaliativos se complementam, por isso é importante aplicar mais de um tipo ou todos em conjunto, assim é possível obter uma avaliação mais completa e dinâmica.
Podemos concluir, então, que a melhor avaliação escolar é aquela que contempla as particularidades de cada aluno e de cada turma.
Relatório de avaliação
É importante fazer um relatório com os resultados da avaliação escolar e os dados obtidos, para servir como base do trabalho pedagógico, podendo ser consultado quando for necessário. Seve também para acompanhar o progresso dos alunos e direcionar as estratégias seguintes.
Fonte: Pinterest
Erros a serem evitados
Para garantir um processo avaliativo assertivo, também precisamos evitar alguns erros comuns:
- Aplicar somente um método avaliativo;
- Falta de regularidade nas avaliações;
- Focar no erro dos alunos, ao invés de compreender suas dificuldades para ajudá-lo;
- Elaborar avaliações sem planejamento e propósito;
- Utilizar os resultados de maneira inadequada;
- Aplicar somente avaliações presenciais, que não estimulam os alunos a explorar outros modelos, como avaliação online ou híbrida.
Qual deve ser a frequência das avaliações?
Os alunos precisam ser avaliados regularmente, para que os professores consigam acompanhar o progresso dos alunos e da turma, identificar dificuldades e buscar estratégias para melhorar o processo de ensino e aprendizagem.
Dessa forma, os alunos conseguem se desenvolver melhor e suprir suas necessidades educacionais, conforme os feedbacks que recebe do professor e as orientações para melhorar.
Como fazer uma avaliação online?
Com o crescimento da educação a distância, os alunos que realizam cursos 100% online ou híbridos, fazem avaliação online na plataforma EaD. Os métodos avaliativos, nessa modalidade, precisam seguir algumas recomendações para serem efetivos.
- Considerar o formato e a metodologia: a avaliação escolar online pode ser realizada através da gamificação, aprendizagem baseada em problemas, sala de aula invertida, quizzes, formulários com perguntas, trabalhos, lista de exercícios, etc.;
- Especificar no projeto pedagógico: defina quais tipos de avaliação escolar atende melhor o perfil e a necessidade dos alunos EaD e inclua no planejamento;
- Utilize ferramentas tecnológicas: existem diversos recursos digitais para coletar dados de aprendizagem dos alunos, como o Google Forms, Google for Education, Audio Note, entre outros;
- Escolha uma boa plataforma EaD: as plataformas digitais oferecem diversas ferramentas para potencializar a aprendizagem online e também recursos avaliativos.
___________________________________________________________________
Na plataforma EaD da eadSimples, você pode realizar a avaliação escolar online de maneira simplificada e ilimitada!
Além disso, disponibilizamos diversos recursos para promover cursos online de qualidade e proporcionar uma aprendizagem eficaz!
Confira algumas funcionalidades que nossa plataforma EaD oferece:
- Ambiente Virtual de Aprendizagem;
- Trilhas de aprendizagem;
- Chat e fórum de discussão;
- Aulas ao vivo e videoaulas;
- Avaliações e atividades online;
- Vídeos educativos;
- Biblioteca de conteúdos;
- Loja com sistemas de pagamento;
- Modelos prontos de cursos;
- Sistema de gestão;
- E muito mais!
Conheça o Plano Mensal FLEX e assine agora mesmo, acessando aqui.
Teste a plataforma eadSimples gratuitamente, clicando no link.
Continue acompanhando nosso blog para acompanhar artigos como este!