Os microfones de lapela são essenciais para gravar vídeos de qualidade, seja para youtubers ou produtores de conteúdos digitais. O áudio é um recurso que faz toda a diferença em um vídeo, para o público ouvir bem o que você está falando e te compreender melhor, portanto, requer equipamentos bons para captar a sua fala adequadamente.
Ao utilizar microfones de lapela, que ficam presos a camisa, fica mais fácil fazer lives, ministrar aulas, palestras e apresentações diversas, pois você fica com as mãos livres para se expressar. Além disso, ficam mais próximos a boca, captando melhor o som da fala, sem precisar utilizar um fone junto.
Confira no post de hoje, o top 5 melhores microfones de lapela e o que avaliar na hora de escolher o seu!
Como escolher o melhor microfone de lapela?
Existem alguns critérios fundamentais a serem avaliados antes de escolher seus microfones de lapela para gravar vídeos, um dos pontos principais é o investimento para adquirir o equipamento. Portanto, considere o custo-benefício em primeiro lugar — um produto de qualidade que oferece o que você procura. Lembre-se: é um investimento no seu negócio, tanto para youtubers como produtores de conteúdos digitais.
Além disso, outros critérios a serem avaliados, incluem:
Inovação tecnológica para microfones de lapela
Os microfones de lapela são especialmente desenvolvidos para captar e amplificar o som da fala e otimizar o áudio do vídeo, possuem tecnologia para atender essa tarefa. Na hora de escolher, opte por um equipamento específico para este fim, existem pessoas que utilizam o microfone do celular, por exemplo, mas ele não funciona com a mesma qualidade que os de lapela. Há disponível no mercado, diversos modelos acessíveis, basta pesquisar.
Reviews de microfones de lapela
Pesquise reviews de microfones de lapela na internet, com a opinião de produtores de conteúdos digitais que já utilizaram o equipamento. Dessa forma, é mais fácil saber se são realmente bons e atendem o que você busca. Além disso, é possível obter dicas de como usar para otimizar o uso do aparelho.
Finalidade dos microfones de lapela
Antes de escolher microfones de lapela, você precisa considerar o local onde será utilizado (ao ar livre, ambientes fechados, estúdio) e a finalidade (live, videoaula, entrevista, palestra). Você pode optar por um equipamento especial para cada local e finalidade, garantindo um áudio melhor.
Adaptação
Verifique a necessidade de adquirir um adaptador para acoplar no celular, câmera ou outros dispositivos. Existem modelos de microfones de lapela que já vem com o adaptador, caso você precise.
Fixação
Outro ponto importante a considerar para gravar vídeos, é se os microfones de lapela fixam bem no tecido, independente se é com ou sem fio, eles precisam ficar presos a camisa para não cair durante a apresentação.
Tipo do microfone
Os dois principais tipos de microfones são o condensador e o dinâmico. O condensador é mais indicado para gravar a voz e sons como o de violão, sax e afins. Já o dinâmico, serve mais para gravar instrumentos musicais, como baterias e guitarras.
Tipo de padrão polar
O padrão polar é a parte dos microfones de lapela mais sensível na captação do som, que define a direcionalidade do equipamento (bidirecional ou figura 8, omnidirecional, cardioide, supercardioide e hipercardioide). Verifique a sua necessidade antes de escolher e gravar vídeos.
Top 5 melhores microfones de lapela
Selecionamos 5 opções de microfones de lapela para você escolher o que melhor se adapta a sua necessidade, para gravar vídeos de qualidade. Confira!
1. Boya BY-M1
Os microfones de lapela Boya BY-M1 são bastante acessíveis, considerando o custo-benefício, a estimativa de investimento para adquirir um desse modelo é de 100 reais. Seu padrão polar é omnidirecional e o tipo é condensador.
Pontos positivos
- Possui fio;
- Pode ser adaptado em câmeras, computadores, celulares e gravadores de áudio;
- Vem com bateria;
- Áudio profissional;
- Ideal para todos os tipos de ambientes;
- Grava uma voz bem encorpada, principalmente quando conectado à câmera.
Pontos negativos
- Cabo longo: ajuda para conectar aos aparelhos distantes, mas pode atrapalhar para adaptar na roupa;
- Material de plástico, não é muito resistente a quedas;
- Bateria difícil de tirar do microfone;
- Precisa de adaptador para conectar ao computador.
2. Sony ECM-CS3
Os microfones de lapela Sony ECM-CS3 também são acessíveis, considerando o custo-benefício. Seu valor no mercado é aproximadamente 200 reais. O padrão polar é omnidirecional e o tipo é condensador.
Pontos positivos
- Contém um clip rotativo, que permite captar a voz em todos os ângulos, também pode ser usado em cabos de fones e na roupa, de maneira imperceptível;
- A captação do som grave é bem equilibrada, facilitando a edição;
- Se conecta ao computador e pode ser utilizado para diferentes apresentações.
- Ideal para iniciantes.
Pontos negativos
- Cabo muito curto (1 metro), pode precisar de um extensor;
- Não funciona com bateria.
3. AudioTechnica ATR-3350
AudioTechnica ATR-3350 são microfones de lapela mais caros, embora compense pelos acessórios que vem junto. Custa em média 400 reais. Seu padrão polar é omnidirecional e o tipo é condensador.
Pontos positivos
- Com fio;
- Pode conectar diretamente na câmera ou no gravador;
- Vem com um kit: adaptador para celular, prendedor de gravata e abafador de vento;
- Amplia o campo de captação do áudio.
Pontos negativos
- Volume de áudio relativamente baixo;
- Ruídos ao fundo;
- Essa desvantagem pode ser resolvida com o uso de um software de equalização de áudio.
4. Shure CVL-B/C-TQG
Os microfones de lapela Shure CVL-B/C-TQG são bem diferentes dos anteriores e mais caro, custam em média 600 reais. O padrão polar é cardioide e o tipo é condensador.
Pontos positivos
- Sistema sem fio, bem compacto e discreto;
- Ideal para apresentações mais profissionais;
- Proporciona boa reprodução vocal;
- Rejeita ruídos indesejados;
- Oferece 2 anos de garantia;
- Bastante durável;
- Compatível com todos os sistemas sem fio da marca.
Pontos negativos
- Valor de investimento alto para os produtores de conteúdos digitais iniciantes.
5. Voice Technologies VT506
Por fim, sugerimos o modelo Voice Technologies VT506 para quem pode investir um pouco mais, os microfones de lapela da marca custam aproximadamente mil reais. O padrão polar é omnidirecional e o tipo é condensador.
Pontos positivos
- Excelente nitidez de gravação;
- Possui faixa dinâmica completa;
- Vem com um case a prova d’água;
- Contém espuma para reduzir ruídos externos;
- Vem com 3 clipes para prender nas gravatas e tecidos.
Pontos negativos
- Investimento alto para produtores de conteúdos digitais iniciantes.
________________________________________________________________________________
Os microfones de lapela são ideais para gravar videoaulas de qualidade para o seu curso online. Escolha o melhor equipamento com as nossas dicas e hospede seu conteúdo na melhor plataforma EaD!
A eadSimples tem a solução completa para a educação a distância: ambiente virtual de aprendizagem, compartilhamento de vídeos, fóruns, chats e muito mais!
Experimente gratuitamente a nossa plataforma!
Temos um plano gratuito para sempre e você não precisa pagar comissão por vendas, ou seja, pode monetizar seus cursos online e só paga por um plano quando alcançar mais alunos.
Para conferir todos os nossos planos, acesse o link.