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Benchmarking: saiba tudo sobre essa prática!

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Benchmarking é uma prática corporativa que promove a competitividade do seu negócio no mercado, otimizando as estratégias e soluções em relação à concorrência, gerando melhores resultados.

Essa prática pode trazer muitas vantagens para a sua empresa, se usada assertivamente, ela obtém dados importantes sobre o cenário geral do seu modelo de negócio, podendo te ajudar desenvolver produtos e serviços de maior qualidade e evoluir no mercado.

Para saber como funciona e como aplicar o benchmarking na sua empresa, acompanhe o post e saiba tudo!

O que é benchmarking?

Benchmarking é uma palavra originária do termo em inglês “benchmark”, que significa “referência” em português, se refere a prática de se inspirar em pessoas ou empresas que se destacam em sua área de atuação.

Trata-se de um comparativo da sua empresa em relação as outras empresas do mesmo segmento ou de outros, para saber se suas ações tem sido bem sucedidas como as demais.

Entender como o mercado atua e quais as ações geram melhores resultados, é essencial para competitividade e para melhoras suas práticas, buscando a evolução e o destaque da concorrência.

O benchmarking é um comparativo entre a sua empresa e a concorrência (ou outras empresas consideradas referência), para analisar o desempenho das suas soluções e estratégias de negócio em relação aos seus concorrentes, tendo eles como referência.

Esse estudo dos concorrentes te ajuda a ter ideias para desenvolver melhores acoes, tendo como referência e inspiração as boas práticas das outras empresas, que podem ser adaptadas e otimizadas para o seu negócio.

Outra utilidade importante do benchmarking é aprender com os erros das outras empresas (concorrentes ou não), ou seja, você identifica os pontos negativos e evita cometê-los.

Tipos de benchmarking

Existem 6 tipos de benchmarking para adotar na sua prática corporativa, todos permitem realizar análises comparativas e definir pontos de referência para melhoria de produtos, serviços e processos da sua empresa.

1. Benchmarking competitivo

Utiliza os concorrentes como referência para análises comparativas, isto é, comprara os resultados da sua empresa com os concorrentes. Essa análise pode ser feita acessando os dados divulgados pela concorrente, como o faturamento e participação no mercado, bem como avaliar os próprios produtos e serviços que ela oferece.

2. Genérico

Esse tipo de benchmarking serve para obter dados comparativos dos processos entre as empresas, não necessariamente de concorrentes. Tem como referência os modelos mais utilizados, para melhorar seus próprios processos internos.

3. Funcional

Realiza análises comparativas entre empresas de diferentes segmentos, mas com funções semelhantes à sua, referência no mercado que atuam quanto aos processos que utilizam.

4. Interno

O benchmarking interno é uma análise comparativa dentro da própria empresa, isto é, tendo como referência os setores e filiais para analisar os resultados que cada um obtém.

5. Cooperação

A análise é feita em conjunto, ou seja, diferentes empresas estabelecem uma parceria para compartilhar seus processos e seus resultados, para identificarem erros e possibilidades de melhoria.

6. Marketing

Nesse tipo de benchmarking, são analisadas as estratégias de marketing bem sucedidas adotadas por outras empresas, que podem servir como referência para você replicar no seu negócio. Esse comparativo permite observar a eficácia das suas estratégias em relação aos concorrentes.

Vantagens do benchmarking

O benchmarking é uma prática corporativa muito vantajosa para as empresas, como você pode notar até agora, mas podemos resumir as principais vantagens para você ter uma ideia melhor:

  • Aumenta a lucratividade;
  • Potencializa a produtividade;
  • Permite conhecer melhor o próprio negócio;
  • Obtém conhecimento sobre as mudanças e inovações no mercado;
  • Identifica pontos de melhoria;
  • Percebe erros com maior facilidade e pode evitá-los;
  • Facilidade para tomar decisões;
  • Criar um plano de crescimento mais assertivo.

5 passos para aplicar o benchmarking na sua empresa

Analise qual tipo de benchmarking você irá adotar, conforme o seu objetivo, e aplique seguindo o passo a passo a seguir!

1. Escolha as empresas que serão avaliadas

Selecione as empresas que você deseja avaliar, priorizando aquelas que mais se destacam no mercado, podem ser suas concorrentes ou de outros segmentos, mas que apresentam resultados importantes.

2. Defina o tipo

Defina o objetivo do benchmarking, conforme os 6 tipos existentes, cada um analisa um ponto específico e fornece indicadores sobre o que realmente precisa saber. Se você quer saber porque uma de suas lojas tem melhores resultados que a outra, por exemplo, aplique o interno.

3. Colete os dados

Colha os dados das empresas que você escolheu e os indicadores do seu próprio negócio, com todas essas informações em mãos, é possível fazer uma análise comparativa mais precisa e otimizar a competitividade.

Existem ferramentas que ajudam a coletar e analisar esses dados, como a SimilarWeb e a função “analytics” das redes sociais.

4. Realize a análise

Analise os resultados positivos das empresas que você escolheu e compare com o seu desempenho, selecione o que pode servir de referência e inspiração para aplicar no seu negócio, visando ampliar a sua competitividade no mercado.

5. Faça um relatório

Após finalizar a análise, faça um relatório com as conclusões que chegou. Traça também um plano de ação para aplicar as estratégias e melhorias. Por fim, assinale os possíveis erros para evitá-los.

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