A bio profissional do Instagram é o cartão de visita da sua página na rede social, quando bem construída, ajuda a fortalecer e divulgar a sua marca, e também alavancar as vendas do seu curso online.
Reúne as principais informações sobre a sua marca, como o tipo de produtos/serviços que você oferece, a proposta, a foto profissional, as opções de contato e os destaques.
Saiba no post de hoje, como criar a bio profissional do Instagram!
Por que criar uma bio profissional do Instagram atrativa?
O Instagram é uma das principais redes sociais comerciais da internet, oferece diversas ferramentas para divulgar e vender o seu curso online, alcançando inúmeras pessoas.
Confira 7 de motivos para criar uma bio profissional do Instagram atrativa:
- O Brasil é um dos 5 de países com mais usuários no Instagram;
- A rede social tem mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais — e 500 milhões acessam o app todos os dias;
- 90% dos usuários seguem ao menos um perfil profissional;
- Cerca de 4,2 bilhões de curtidas em posts são registradas diariamente;
- O tempo médio que cada pessoa navega na rede social é de 53 minutos;
- O engajamento no Instagram é 20x maior do que no Facebook;
- 72% dos usuários dizem ter comprado um produto após vê-lo no Instagram.
Os dados foram levantados pela Website Rating e Oberlo.
Passo a passo para criar a bio profissional do Instagram
Antes de criar a bio profissional do Instagram, é preciso tornar a conta comercial ou criar um perfil próprio para o seu negócio, para ter todas as funcionalidades de loja que a rede social oferece, como as métricas, anúncios e catálogo de produtos e serviços.
Basta acessar o menu de configurações, clicando na foto do perfil, e selecionar “alterar para conta comercial”. Na sequência, escolha entre “criador de conteúdo” ou “negócio” para selecionar o ramo de atuação.
Após criar a conta, siga o passo a passo a seguir, para criar a bio profissional do Instagram!
1. Criar um nome de usuário para a bio profissional do Instagram
O nome do usuário é muito importante para a bio profissional do Instagram, é o @ para acessar a sua página, portanto, deve escolher um nome original, porém simples, para facilitar que encontrem a sua marca na rede social.
Escolha um nome curto, fácil de escrever e que não tenha muitas pontuações (pontos, traços ou underlines). Caso o nome da sua marca já existir, inclua termos como “oficial”, “brasil” ou “real”.
2. Escolha uma foto de perfil profissional
A foto de perfil é a principal imagem que aparece na bio profissional do Instagram, portanto, precisa passar seriedade e profissionalismo, pois ela representa a essência da sua marca.
Você pode usar uma foto sua ou o seu logo, desde que tenha boa qualidade e represente o que você quer comunicar ao público, prefira menos informações na imagem para facilitar a leitura e compreensão.
3. Insira o ramo de atuação junto ao nome
No título da bio profissional do Instagram, além de inserir o nome da sua marca ou o seu próprio nome, coloque junto o ramo de atuação, por exemplo: “nome — curso online de maquiagem”.
Essa estratégia ajuda no reconhecimento do seu negócio, ampliando as chances dos seguidores se interessarem pelo seu curso online.
4. Crie a descrição da sua página
A descrição da bio profissional do Instagram é um breve texto que apresenta o que você oferece. Possui 150 caracteres, portanto, precisa ser objetivo. Utilize uma frase, se preferir, que reflita a missão do seu negócio.
Não esqueça de inserir um chamado para ação, para estimular o visitante a conhecer melhor o seu curso online, por exemplo: “entre em contato” ou “compre agora”.
5. Coloque um link na bio
O famoso “acesse o link na bio” é indispensável para a sua bio profissional do Instagram! Esse é o único espaço que a rede social permite compartilhar links clicáveis.
Na seção “website” da bio, você pode colocar o link do seu site, canal do YouTube, contato direto do WhatsApp ou utilizar o linktree com todos os seus links.
6. Crie destaques
Os destaques aparecem logo abaixo do perfil, reúnem os stories separados por categorias, com informações sobre contato, catálogo de produtos, dúvidas frequentes, depoimentos de clientes, entre outros. Esse item enriquece a sua bio profissional do Instagram!
Essas informações ficam salvas nos destaques e podem ser acessadas conforme o interesse do seguidor. Por isso, é importante colocar o nome do destaque corresponde a informação, com uma imagem de capa que indique o conteúdo.
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