Workshop online é uma tendência no mercado, trata-se de um evento virtual que reúne um público com interesses em comum, para tratar de um tema específico, com o propósito de ensinar e discutir.
Esse tipo de evento costumava ser presencial e atraía inúmeras pessoas, mas, com a pandemia, precisou migrar para o remoto, e acabou se tornando o principal formato de workshop.
Segundo uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, com 200 organizadores de eventos B2B, o evento virtual será o principal formato de reunião daqui para frente, 83% dos entrevistados, afirmaram que continuarão a promover encontros nesse formato.
Diante desse cenário, é importante saber como montar um workshop online, tanto para grandes empresas tratarem de assuntos corporativos, quanto para empreendedores individuais ensinarem o que quiserem.
Confira no post de hoje, dicas para montar o seu evento virtual!
Como montar um workshop online?
Para seguir a tendência do mercado e preparar um workshop de qualidade, é preciso planejamento, considerando o antes, o durante e o depois do evento virtual. Vamos apresentar dicas para cada uma dessas fases, confira!
Pré-workshop online
Antes de realizar o seu workshop online, é preciso planejar o formato da reunião, o conteúdo, a plataforma digital onde irá transmitir o evento, os recursos a serem utilizados e formas de divulgação.
Definir a plataforma
A plataforma digital será o ambiente virtual onde irá acontecer o seu workshop online, na hora de escolher, considere:
- Número de participantes;
- Permissão para a participação de palestrantes;
- Salas privadas, com controle de acesso de participantes;
- Boa qualidade para transmissão ao vivo;
- Chat ao vivo;
- Fórum para discussão.
Planejar o formato e o conteúdo
Definir o formato do workshop online é fundamental para conduzir o evento virtual com organização e coerência. Primeiramente, defina os conteúdos abordados e quem irá apresentar: você ou um palestrante convidado.
Em seguida, defina se o formato será uma aula ou uma conferência. Na aula, o apresentador segue um script do que irá falar e somente o seu microfone fica aberto, os participantes interagem apenas pelo chat.
Já a conferência, tem um formato mais colaborativo e interativo, todos os participantes podem falar e conversar em tempo real, simulando um encontro presencial.
Outros pontos a serem planejados quanto ao formato do workshop online, são:
- Definir como será a captação dos participantes, por meio de uma inscrição no seu site ou um formulário no Google Forms, por exemplo;
- Será gratuito ou pago? Qual o valor e formas de pagamento?
- A ordem dos módulos, se terá intervalos, etc.;
- Será aberto espaço para tirar dúvidas?
Equipamentos
Para realizar a transmissão do seu workshop online, é importante ter bons equipamentos, para captar imagens e sons com qualidade, e oferecer uma boa experiência aos participantes.
Além disso, invista na iluminação e garanta uma boa conexão com a internet para sua transmissão não ser interrompida ou Não se esqueça também de preparar o cenário!
Divulgação
Por fim, antes de realizar o workshop online, é preciso divulgar o evento virtual e atrair o público interessado. A divulgação pode ser feita através do marketing digital gratuito, nas redes sociais, site, blog e e-mail, ou em anúncios pagos.
Durante o evento
Para conduzir o workshop online, é preciso planejar sua apresentação durante o evento virtual, seguindo os seguintes passos:
- Seguir o roteiro: defina um roteiro para seguir durante a apresentação, para guiar suas falas e seguir com coerência o assunto, mas procure ser natural, sem narrar o que está no script de maneira decorada;
- Interagir com os participantes: convide-os a participar pelo chat ou pelo microfone, abra espaço para fazerem perguntas e tirar suas dúvidas, fazer comentários e sugestões;
- Emitir certificado: oferecer um certificado de participação ao final do evento, agrega valor ao seu workshop online, gera um sentimento de conquista aos participantes e amplia a divulgação do seu trabalho com o compartilhamento do documento nas redes sociais, por exemplo.
Pós-evento
Após finalizado o seu workshop online, é interessante manter o relacionamento com o seu público, para fidelizá-los a participarem de eventos futuros e também comprarem seus outros produtos, caso tiver.
Aproveite os dados que você coletou os dados dos participantes e utilize para enviar e-mail marketing para compartilhar conteúdos, informações sobre novos eventos, novos produtos, entre outros.
___________________________________________________________________
Procurando uma plataforma digital para realizar workshop online? A eadSimples pode te ajudar a se adequar a essa tendência no mercado!
Nossa plataforma permite realizar transmissões ao vivo com qualidade e também emitir certificados!
Com a eadSimples você pode criar, hospedar, gerenciar, ministrar e vender cursos online!
Continue acompanhando o blog para ler mais artigos como este!