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Onboarding: como fazer na sua empresa?

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O onboarding é um processo presente em todas as empresas, essencial para a gestão de pessoas e o desenvolvimento organizacional, por isso ele precisa ser feito de maneira assertiva. É sobre isso que o post de hoje irá tratar, confira.

O que é onboarding?

Onboarding é o processo de integração de novos colaboradores, para se ajustarem aos aspectos sociais e de desempenho da sua nova função e obter os conhecimentos, habilidades e os comportamentos necessários a fim de se tornar membro efetivo da equipe.

Seu objetivo é fazer com que o novo colaborador se sinta acolhido e preparado para iniciar seu trabalho, conhecendo a história e a cultura da empresa, bem como os colegas de trabalho e as dependências da empresa.

Essa ação requer um bom planejamento do setor de gestão de pessoas, por meio de um treinamento é possível motivar os colaboradores, desde a entrevista até a contratação. Com isso, o onboarding é considerado um diferencial e auxilia na diminuição do turnover.

Um bom processo de onboarding, para o desenvolvimento organizacional, deve conter:

  • Apresentação das missões e valores da empresa;
  • Cultura organizacional;
  • Avaliação de aprendizado e feedbacks;
  • Treinamento inicial para assumir a nova função;
  • Apresentação dos líderes e colegas;
  • Mensagem de boas-vindas.

Qual a importância do onboarding?

O onboarding traz diversos benefícios para a empresa, no que diz respeito a gestão de pessoas e desenvolvimento organizacional, dentre eles:

Gera conhecimento e pertencimento

Ao receber o novo colaborador no onboarding repassando tudo o que ele precisa saber para fazer parte da empresa, o deixa engajado e comprometido com o seu novo trabalho.

Está apto para entregar todas as tarefas com os conhecimentos que recebeu e motivado para trabalhar em equipe para alcançar as metas e comemorar com os colegas os resultados alcançados com seu desempenho.

Melhora a experiência do colaborador

Ser bem recebido na empresa melhora a experiência do novo colaborador, ele se sente importante e acolhido, tornando o clima organizacional agradável, fundamental no desempenho profissional.

O processo de integração no onboarding impacta positivamente nessa experiência e gera melhores impressões a respeito de como a empresa se importa com seus colaboradores.

Gera resultados mais rápidos

No onboarding o novo colaborador recebe as instruções sobre as atividades que irá desempenhar, diminuindo as dúvidas e agilizando a entrega de resultados, ou seja, em pouco tempo ele aprende o que precisa fazer.

Aumenta a produtividade

Quando o novo colaborador é bem recebido, pode alinhar os seus objetivos aos da empresa, tornando-o engajado com o trabalho e com o cumprimento das metas, aumentando, assim, a sua produtividade.

Diminui do turnover

Uma vez que o novo colaborador é bem recebido e tem uma boa experiência com o novo trabalho, ele se compromete com a oportunidade e deseja permanecer na empresa, evitando faltas e atrasos, além de buscar se desenvolver na organização.

Dicas para um onboarding assertivo

Entre as ações que otimizam o processo de onboarding da sua empresa, estão:

  • Boas-vindas: selecione as informações mais importantes sobre a empresa e apresente ao novo colaborador, apresente os líderes da empresa e os espaços físicos; 
  • Cenário atual e desafios: compartilhe a situação atual da empresa e os objetivos, bem como os desafios, assim o novo colaborador pode compreender o seu papel para ajudar a alcançar esses resultados;
  • O que a empresa espera: explique o que a empresa espera dele para se alinhar a proposta e evitar frustrações futuras;  
  • Orientações gerais sobre a rotina: informar corretamente sobre os horários, estacionamento, registro de pontos e outras informações garantem a rotina ordenada do colaborador;
  • Benefícios: revele todos os benefícios que a empresa oferece, como plano de saúde, vale-transporte, auxílio-creche, vale-cultura, etc.;
  • Canais de comunicação: informe quais são os canais de comunicação da empresa, como RH ou ouvidoria, abrindo espaço para reclamações, dúvidas, elogios e sugestões;
  • Organograma: explicar todos os processos da empresa e como as atividades do colaborador se relacionam com o todo, mantendo a rotina de trabalho organizada;
  • Agradecimento: agradeça ao novo colaborador por fazer parte da equipe e finalizar garantindo que a empresa está de portas abertas para ele.

Uma opção bastante adotada pelas empresas atualmente, é realizar o onboarding em uma plataforma EaD, com treinamentos e materiais de apoio disponíveis aos novos colaboradores.

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