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Mercado digital: entenda como funciona

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Mercado digital é uma tendência no mundo dos negócios, todas as empresas que desejam evoluir e inovar precisam praticar a comercialização de seus produtos e serviços na internet, como já ocorre com os cursos EaD e plataforma de ensino, por exemplo.

Ele oferece uma grande oportunidade de fortalecer sua marca e expandir a captação de clientes, pois os recursos oferecidos pelos ambientes virtuais, como redes sociais e Google, ampliam a visibilidade e a comunicação com o público.

A pandemia contribui para o crescimento do mercado digital, devido a facilidade de comprar pela internet sem sair de casa, fazendo com que 87,5% das empresas brasileiras investissem nesse negócio. Hoje, 54% dos empreendedores que estão no mercado digital brasileiro, iniciaram os negócios apenas em 2020, segundo a Dell Technologies e a Spark Hero.

Esses dados nos mostram que o mercado digital tem um grande potencial para ajudar a sua empresa crescer, é uma tendência motivada pela transformação digital na sociedade, que impacta todos os setores, inclusive a educação, com cursos EaD e plataforma de ensino para tornar mais acessível e prática a aprendizagem.

Saiba como funciona o mercado digital, quais as principais tendências e ideias para lucrar na internet, acompanhando o post!

O que é mercado digital?

Mercado digital se refere a todos os processos de compra, venda e troca, realizados na internet, que tem seus anúncios e catálogos de produtos e serviços disponibilizados na web.

É um centro de negociações entre empresas e seu público consumidor, que ocorre em plataformas virtuais e canais de comunicação digital, como sites, redes sociais, aplicativos de compra e venda e de mensagens instantâneas.

Há uma estimativa de crescimento de 19,1% do mercado digital entre 2021 e 2026, conforme o relatório da Globe News Wire, devido a quantidade de dinheiro movimentado no setor, que foi de U$ 521,5 no ano passado, deve saltar para U$ 1247,5 em 5 anos.

Por isso, o mercado digital é uma tendência e um diferencial para os empreendedores, pois conseguem alcançar um público maior na internet e realizar vendas em todo o país e até mesmo no exterior.

Quem trabalha ministrando cursos EaD, por exemplo, pode divulgar seu produto na internet e alcançar mais pessoas pelas redes sociais, Google, site ou blog, efetivando a venda pela própria plataforma de ensino.

Tipos de mercado digital

Existem dois tipos de mercado digital disponíveis nas plataformas virtuais:

Domínio próprio

É o seu próprio site, onde você hospeda sua loja virtual e todo o seu catálogo de produtos e serviços, bem como informações sobre a empresa. O cliente pode navegar pelo site, conhecer tudo o que você oferece e realizar a compra. Outra opção é criar um aplicativo da sua loja.

Os diferenciais de ter um mercado digital em domínio próprio, incluem:

  • personalizar o layout da sua página ou aplicativo; 
  • controlar as formas de pagamento e o ambiente de venda como quiser; 
  • e ter um espaço central e mais profissional para divulgação.

Marketplaces

Marketplaces são como shoppings virtuais, são plataformas que hospedam inúmeras lojas no mesmo endereço do site e reúnem diferentes segmentos de produtos e serviços.

Exemplos de mercado virtual em marketplaces são: Amazon, Mercado Livre, Americanas, Magalu. Os vendedores cadastram seus produtos nos sites dessas lojas e vendem para o grande público que têm, pagando uma comissão por venda.

Também é possível divulgar e comercializar seus produtos e serviços nas redes sociais, muitos professores divulgam e vendem seus cursos EaD pelo Instagram e Facebook, por exemplo. Outra opção é hospedar seu conteúdo em uma plataforma de ensino e realizar a venda por lá.

Outras plataformas que possibilitam vender seus produtos no mercado digital são os aplicativos de compra e venda, como a Shoppe e o Ifood, por exemplo.

Quais as vantagens do mercado digital?

O mercado digital, além de ampliar as possibilidades de negócios, é bastante atrativo para os consumidores, que podem pesquisar produtos e serviços na internet, efetivar a compra pelo site e receber em casa. Além de reduzir os custos com espaço físico para a empresa, no caso de lojas 100% virtuais.

Isso gera mais praticidade, flexibilidade e acessibilidade, muitas vezes, o produto que o consumidor procura, é comercializado em uma loja distante ou até em outro estado, por exemplo, mas ele pode ter acesso pela internet. Além disso, o consumidor também pode encontrar ofertas e produtos mais baratos, ampliando a competitividade.

O mercado digital também permite conhecer melhor o perfil dos consumidores, aprimorando seus produtos e serviços, visto que a interação com o público pela internet, aproxima vendedores e compradores.

5 dicas para ganhar dinheiro com o mercado digital 

O mercado digital oferece uma gama de possibilidades para empreender na internet, seja para empresas ou profissionais autônomos. Confira a seguir 5 maneiras de vender produtos e serviços nesse setor. 

1. Programa de afiliados

Esse mercado digital é para pessoas que criam conteúdos na internet e possuem um público que acompanha suas publicações e são influenciados por elas, desse modo, fazem parcerias com empresas para divulgar seus produtos e serviços e recebem uma comissão por isso.

2. Criador de conteúdo

Criar conteúdos para a internet pode gerar ganhos através da monetização do seu trabalho, ou seja, são divulgados anúncios em sua página e pagos conforme o número de acessos. Para entender melhor esse mercado digital, confira nosso artigo sobre como se tornar um youtuber, acesse aqui.

3. E-commerce

O e-commerce é a loja virtual ou a venda de produtos em marketplaces, você concentra todo o seu catálogo na internet, seja no site próprio ou nas plataformas virtuais, e disponibiliza opções de pagamento para os clientes, que recebem em casa a mercadoria enviada por você.

4. Programador

O programador pode oferecer seus serviços pela internet e trabalhar remotamente, fazendo a manutenção e desenvolvimento de websites ou aplicativos para companhias que desejam se posicionar melhor na internet. 

5. Cursos EaD

Ministrar cursos EaD em uma plataforma de ensino tornou-se um mercado digital bastante atrativo, tanto para tutores, quanto alunos, devido às inúmeras vantagens que proporciona.

Se você tem conhecimento em alguma área, pode criar cursos EaD para compartilhar com as pessoas os seus conhecimentos e cobrar por isso.

Confira outros artigos do blog sobre cursos EaD:

Como ganhar dinheiro com cursos online

Como ensinar online

Como precificar cursos EaD

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