6 dicas para dar uma aula divertida é o tema que vamos abordar no artigo de hoje. Se você é professor de curso online, com certeza irá se inspirar! Continue a leitura e motive seus alunos.
Aulas divertidas são essenciais para motivar e engajar os alunos no processo de ensino e aprendizagem, otimizando a fixação dos conteúdos e a eficácia dos cursos online, pois o ensino à distância requer maior entretenimento.
Saiba como dar uma aula divertida com as dicas que trouxemos para você!
1. Aula divertida conectando o conteúdo com as experiências reais
Para tornar a aula divertida é fundamental que o conteúdo esteja conectado a realidade dos alunos, assim desperta a atenção e torna a aprendizagem mais significativa, uma vez que podem aplicar na própria vida o que estão aprendendo.
Aborde exemplos reais nas aulas e peça aos alunos que compartilhem suas experiências que envolvem o tema, isso ajuda a ampliar a interação e motivá-los a concluir o curso.
Utilizar somente o material didático como fonte de conhecimento pode tornar o curso online cansativo e não estimulante, cabe ao professor abordar a aplicação desses conteúdos.
Conectar temáticas educacionais a problemas da vida real é uma forma efetiva de estimular a assimilação de conteúdos, abordando de maneira prática os objetivos de aprendizagem, trazendo-os para a realidade e facilitando a compreensão de conceitos abstratos.
2. Aula divertida com recursos educacionais atrativos
Recorra a recursos não convencionais nos cursos online, como filmes e músicas que abordam o conteúdo estudado, depois proponha uma discussão a respeito, convidando os alunos a compartilhar suas impressões.
Para dar uma aula divertida, busque sempre diversificar os formatos e canais de conteúdo, fugindo um pouco do conceito padrão de aulas, com apresentações de slides e longas apostilas.
3. Aula divertida com memes
Para se adequar a linguagem dos jovens e da nova geração, é muito importante utilizar as mesmas referências, como é o caso dos memes, que tornam a aula divertida, pois é uma maneira de fazer piada com um assunto cotidiano.
Esse recurso pode ser facilmente integrado aos conteúdos dos cursos online, utiliza o humor para trabalhar um tema mais complexo, facilitando sua apreensão pelos alunos.
4. Promova a comunicação com plataformas dinâmicas
Outra opção para dar uma aula divertida, interagir e se aproximar dos alunos, é utilizar outros canais de comunicação, além dos convencionais, como criar um grupo no WhatsApp para dinamizar o contato entre professor e a turma.
Você também pode usar o Instagram para dar aulas, fazendo lives e criar um grupo para compartilhar conteúdo exclusivo com os integrantes, levando o curso online para outras plataformas.
5. Promova o protagonismo dos alunos
Para dar uma aula divertida é preciso saber o que os alunos esperam, por isso busque saber a opinião deles, pergunte ou faça enquetes para entregar o que eles gostam.
Dê espaço para os alunos se expressarem, perguntarem a vontade, fazer sugestões e participar das aulas, assim você vai conhecendo o perfil da turma e pode se adequar.
Motive-os a realizar pesquisas e contribuir com seus próprios conhecimentos nas aulas, para não ficarem somente como expectadores do aprendizado, mas construírem em colaboração a aprendizagem.
6. Aposte na gamificação
A gamificação aborda os conteúdos do curso online utilizando um sistema de jogo, com pontuação e níveis a serem alcançados, o que certamente ajuda a tornar a aula divertida.
Esse recurso foge da metodologia tradicional, utilizando elementos como a competição saudável, a segmentação da jornada em fases, a superação de obstáculos e o desenvolvimento de soluções criativas para problemas propostos.
Dica extra
Integre todos os seus recursos educacionais em um só lugar com a Plataforma EaD! Ela é completa para proporcionar uma aprendizagem eficaz com aula divertida!
Para hospedar seu curso online gratuitamente, conheça a eadSimples! Inicie seu negócio digital com nosso plano grátis sem pagar comissão por vendas.