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Como precificar um curso online?

curso online

O curso online tem muitas vantagens em relação aos cursos presenciais, por isso se tornou um segmento competitivo no marcado, principalmente pelo preço — é muito mais barato. 

Segundo o Guia do Estudante, o valor de um curso online pode variar entre 20% a 70% menos do que os presenciais, argumento que facilita a venda do seu produto digital.

Portanto, se você deseja criar ou criou um negócio digital recentemente, deve se perguntar como precificar um curso online, não é mesmo? Então vamos te ajudar a entender os critérios para definir quanto irá cobrar pelo seu conteúdo, confira no post!

5 dicas para precificar seu curso online

Primeiramente, a precificação do seu curso online deve ser realizada com estratégia e visão de mercado, para corresponder a um valor justo e praticável. Confira 5 dicas essenciais para utilizar como critério na hora de atribuir um preço.

1. Estude o mercado de curso online

Estudar o mercado é fundamental para qualquer negócio, para ter sucesso com seu curso online, estudo o segmento e entenda como ele funciona, quais são as oportunidades e principais desafios.

Por exemplo, o mercado EaD está em constante crescimento no Brasil, o que significa inúmeras oportunidades de trabalho: 

  • Cursos preparatórios ou reforços em matérias pré-vestibular;
  • Tutoria;
  • Treinamento para empresas com cursos de aperfeiçoamento e capacitação aos colaboradores;
  • Cursos livres profissionalizantes; 
  • Cursos livres de desenvolvimento pessoal;
  • Cursos de idiomas.

2. Entenda o público-alvo de curso online

Após avaliar o mercado e identificar o segmento de atuação, você poderá identificar e entender as necessidades do público-alvo do curso online, para oferecer o que ele busca e atender suas expectativas.

Desse modo, o cliente irá pagar o preço cobrado, pois oferece justamente o que ele precisa, agregando valor ao seu curso online. Para conhecer melhor seu público-alvo, converse e pergunte sobre suas necessidades ou aplicar uma pesquisa com seus alunos e potenciais clientes.

3. Entenda a relação entre preço e valor

Para aplicar corretamente a precificação do seu curso online, você precisa entender a diferença entre preço e valor.

O valor se refere a um conceito qualitativo, ou seja, é o que o curso agrega na vida das pessoas, amplia o conhecimento, melhora as habilidades, enriquece o currículo e tudo o que beneficia o cliente. 

Quanto ao preço, envolve um conceito quantitativo, como consequência do valor, ou seja, transforma o valor em um número a ser pago por ele. Desse modo, quanto maior o valor do seu curso, maior será o preço cobrado por ele. 

4. Mensure custos e despesas com o curso

Após definir os critérios anteriores, faça o detalhamento de custos e despesas para colocar seu curso online no ar e incluir na precificação para estabelecer sua margem de lucro.

Considere os seguintes gastos:

  • Hospedagem do curso em uma plataforma EaD;
  • Pagamento do tutor; 
  • Produção de conteúdo;
  • Gravação de videoaulas; 
  • Custos fixos, como internet e luz; 
  • Marketing e divulgação do curso.

5. Defina uma margem de lucro

Após mensurar todos os gastos de produzir seu curso online de forma detalhada, fica mais fácil definir o lucro e a margem de lucro, ressaltando a importância de fazer uma projeção realista!  

O lucro é obtido a partir da subtração do faturamento pelos gastos totais para viabilizar o projeto. A margem de lucro é calculada com base no lucro do negócio dividido por sua receita total (é possível multiplicar o resultado por 100 e obter o resultado em forma de porcentagem).

Confira um exemplo: 

  • Lucro: R$5.000,00
  • Receita total: R$15.000,00 
  • Margem de lucro: (5.000 / 15.000) x 100 = 33,33% 

A partir desses números, é possível determinar se o valor cobrado pelo curso online está coerente com as expectativas dos alunos, avaliando a necessidade de oferecer descontos ou aumentar o preço. 

Dica extra!

Não coloque o foco da criação do seu curso no preço! Se dedique a produzir um conteúdo de qualidade primeiro e, no final, terá construído um valor a ele, podendo definir um preço justo e coerente com o que está oferecendo.

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