O mercado educacional passou por mudanças e a não predileção por aulas tradicionais, abriu portas para a educação à distância conquistar muitos estudantes. Dados trazem um aumento expressivo na preferência do curso presencial em EAD. Em 2010, o número de novos alunos em cursos superiores online era de 17,4% e 12 anos depois aumentou em 53,4% dos estudantes – segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Tanto a educação presencial quanto online têm seus prós e contras, e é importante entender suas diferenças. O principal ponto de debate entre as duas formas de aprendizagem é a flexibilidade: ao optar por um curso online, o aluno tem mais controle sobre seu tempo.
Esse cenário gerou muitas dúvidas de profissionais que querem transformar seu curso presencial em EAD, devido a grande oportunidade para expandir seus negócios. Então a seguir, vamos listar 3 dicas para você tornar seu curso a distância um grande sucesso!
1. Escolha uma plataforma eficiente para hospedar seu curso online
A Internet oferece uma ampla gama de opções de plataformas para hospedar seu curso online. O mais importante é escolher a que atenda a todas as suas exigências.
A plataforma de ensino a distância eadSimples permite a criação e desenvolvimento de cursos profissionais sem nenhum esforço devido a sua interface simplificada – o primeiro fator a ser considerado é a funcionalidade da plataforma.
Sites com uploads demorados, conteúdos visuais pesados e metrificações confusas acabam sendo além de desanimador, um pesadelo para quem está navegando.
Além disso, é possível tornar o curso interativo através de fóruns de discussão, chats e aulas ao vivo, tudo isso utilizando salas virtuais.
Cada curso de e-learning é baseado em uma estrutura e planejamento de conteúdo. Afinal de contas, não se trata apenas de obter o diploma, trata-se de flexibilidade e praticidade!
2. Qual sua persona?
Antes de projetar ou redefinir o conteúdo do curso, é necessário adaptá-lo às necessidades e às expectativas da persona. Ou seja, persona nada mais é do que o cliente ideal, e é essencial para poder entender mais profundamente qual público/estudante você quer atingir.
Além de um material atraente, definir o cliente é uma grande responsabilidade, pois o conteúdo programático não deve ser superficial ou profundo demais a ponto de tornar-se cansativo.
Temos mais facilidade em comunicar e agradar a quem conhecemos, do que a quem desconhecemos, isto é um fato! Então é primordial ter esse conhecimento para criar uma conexão real com sua persona.
O primeiro passo para definir a persona é fazer pesquisas de mercado com concorrentes. Além disso, coletar dados e entender o espectro dos futuros estudantes é uma ótima forma de começar!
3. Adapte e afunile os conteúdos do curso presencial
O curso presencial tem sua própria dinâmica, como o momento de explicação, dúvidas e atividades em grupo. Portanto, é necessário analisar a melhor maneira de disponibilizar o material de forma online.
Escreva um roteiro que inclua todo o conteúdo que deseja transmitir, desde qual o tema principal, subtemas, a forma como será abordado, a duração das aulas, forma de interatividade e todos os mínimos detalhes.
É preciso abordar o conteúdo de forma pontual e direta, ordenar os diferentes assuntos que podem ser abordados durante o curso EAD por nível de dificuldade ou subtema.
Procure um ritmo que conecte o conteúdo da forma mais leve e natural e faça com que os alunos sintam que estão progredindo. O que isso quer dizer? O aluno precisa sentir que está deixando um ponto de partida e terminando o curso com mais conhecimento.
Lembre-se de que a duração ideal da aula é aquela que é suficiente para percorrer todo o material e ter um momento para assimilar o conteúdo absorvido.
É essencial ter uma ferramenta que facilite a criação dos materiais sem se preocupar em criar tudo do zero. Que tal hospedar seu curso na plataforma educacional eadSimples? Entre em contato conosco para saber mais sobre nossa plataforma e solicite uma demonstração para sua instituição.