É da natureza do ser humano processar informações, armazená-las e também esquecê-las. A curva do esquecimento é um conceito criado no século XIX, pelo psicólogo alemão e pioneiro nos estudos de memória Hermann Ebbinghaus, indica que quanto mais o tempo passa, mais esquecemos o que já estudamos.
Ele foi o primeiro a estudar este fenômeno há mais de um século para quantificar como as memórias se desvanecem. O psicólogo alemão realizou testes em si mesmo memorizando uma série de sílabas sem sentido como ret, roh, ciq e paf, para quantificar quanto tempo elas permaneceram em sua mente.
A partir desses estudos, Ebbinghaus concluiu que após um dia de memorização, o conhecimento retido era de apenas 67%.
O gráfico que ilustra a teoria da curva do esquecimento mostra que a função é exponencial, ou seja, ela sobe rapidamente (o conteúdo estudado está fresco na memória) e depois se aplana (após algumas horas e dias, o conteúdo acaba se perdendo e é esquecido).
Portanto, para que o cérebro guarde informações novas, é necessário revisá-las e criar pequenos estímulos para que o cérebro possa armazená-las a longo prazo.
Importância da revisão na curva do esquecimento
De acordo com a teoria da curva do esquecimento, o cérebro funciona de forma diferente e existem três etapas fundamentais da memória: a codificação da informação, o armazenamento e a recuperação.
Quando o estudante finaliza e assimila o estudo, retém 100% da informação na memória. Nosso cérebro atua como um grande computador e os arquivos que não estão sendo mais “utilizados” acabam na lixeira e após algum tempo descartados.
Isto significa que quanto menos o estudante acessar um conteúdo, menos relevante ele é para o cérebro. É importante mudar o estímulo do método de aprendizagem constantemente, como: videoaulas, áudios, podcasts, e-books entre outros exemplos.
As revisões funcionam como lembrete para o cérebro, ou seja, assinala que ele precisa guardar a informação que está estudando. Contudo, existe uma metodologia adequada para a realização destas revisões e superar a curva do esquecimento.
- 1ª revisão: deve ser feita após o estudo, algo curto em torno de 10 minutos, uma simples leitura dos seus resumos e anotações;
- 2ª revisão: um dia após o estudo com revisão de 10 minutos;
- 3ª revisão: uma semana após o estudo, em torno de 10 minutos de leitura;
- 4ª e outras revisões: 5 minutos de revisão a cada um mês;
Sessões curtas facilitam mais o aprendizado do que as mais longas e também permitem que o foco e a concentração não se percam. Não se esqueça, quando estudar um conteúdo, você deve acessá-lo mais de uma vez e com estímulos diferentes para então fixá-lo a longo prazo.
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