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Dicas para vender seu curso online

dicas para vender curso

Já falamos aqui no blog sobre como ministrar cursos online em plataforma EaD, se você não viu, clica aqui e confira o artigo completo. Mas… como vender seu curso? É sobre isso que iremos falar no post de hoje, confira as dicas!

Como vender online?

Como o seu curso é online, seu marketing também deve ser, ou seja, as ferramentas e estratégias de vendas precisam ser digitais para que as pessoas se interessem em comprá-lo.

Para tanto, você precisa elaborar um plano de marketing digital, que incluem ações de comunicação pela Internet para divulgar seu produto ou serviço, fortalecer a sua marca e aumentar o número de clientes.

São ações que buscam alcançar o público do seu curso na Internet e convertê-los em clientes, partindo do princípio de oferta e procura no mercado — quem busca um curso online precisa te encontrar

Para elaborar um plano de marketing digital e tornar seu curso online um sucesso, é preciso considerar 5 etapas:

  1. Defina o público alvo

O primeiro passo para alcançar clientes para o seu curso online é delimitar exatamente o seu público alvo, pessoas que se identifiquem com a sua proposta e busquem o que você oferece.

Em outras palavras, é o segmento do mercado que seu curso quer atingir, que apresenta um perfil específico em comum, nos aspectos demográfico, socioeconômico, comportamental e psicológico.

Ter um público delimitado já é uma estratégia de marketing, pois as pessoas se sentem especiais encontrando um curso voltado as suas necessidades, é exclusivo, não para todo mundo.

O público alvo ajuda a direcionar suas estratégias de marketing, pois permite focar suas ações de divulgação e captação de clientes para um grupo de consumidores com características em comum.

  1. Jornada de compra

Nessa etapa, é definido o estágio em que o consumidor se encontra com relação à compra do seu curso, todos os estágios precisam ser assertivos para facilitar a tomada de decisão e efetivação da compra.

A jornada de compra consiste em 4 estágios:

  1. Descoberta: você apresenta uma solução para o seu público, para uma necessidade que ele talvez não tenha percebido, que ele encontra no seu curso online;
  2. Encarar a necessidade: o público reconhece que há uma necessidade e precisa ser solucionada para lhe trazer melhores resultados, tornando o curso relevante;
  3. Considerar a solução: conclui que suprir a necessidade identificada pode realmente solucionar o problema e considera a aquisição de um produto ou serviço como o seu;
  4. Decisão da compra: o consumidor decide fazer a compra, pois está convencido de que as soluções oferecidas pelo seu curso atendem as suas necessidades e irão lhe trazer melhores resultados, mas vai analisar se contrata o seu curso ou o da concorrência. Nessa etapa você precisa convencer o cliente de que seu curso é a melhor opção.
  • Mix de marketing

É o conjunto de estratégias que ajudam seu produto ou serviço a chegar ao seu público alvo e converte-lo em cliente, existem 4 pilares para atingir esse objetivo:

  1. Preço: atribuir um preço a ser cobrado pelo curso, com foco no valor subjetivo do curso, a partir da qualidade, da experiência e dos benefícios que ele pode trazer para quem adquire — assim o consumidor entende que vale a pena pagar quanto for pelo que oferece;
  2. Produto: investir no curso para que ele realmente atenda as necessidades de quem busca, com diferenciais e qualidade;
  3. Praça: é onde seu curso será distribuído e vendido, que será nos canais digitais, pode ser nas redes sociais, site próprio, plataforma de hospedagem, entre outros;
  4. Promoção: trata-se da divulgação do seu curso online, com a elaboração de materiais que apresentem a proposta, os benefícios e os diferenciais.
  1. Plano de ação

Sabendo a teoria de como vender seu curso online, a próxima etapa é colocar em prática todas as estratégias, criando um plano de ação para cada tarefa, fazendo uma por vez e aplicar.

O plano de ação serve para padronizar o trabalho de marketing e torná-lo uma rotina, pois essas estratégias precisam ser aplicadas frequentemente para trazer bons resultados. Faça uma lista com cada tarefa e as ações necessárias para atingir cada objetivo.

  1. Cronograma

Monte um cronograma com data para cada ação por ordem de prioridade, vá cumprindo cada uma das tarefas conforme estipulado e acompanhe os resultados, caso identifique que não estão sendo satisfatórios, revise e altere o que for necessário.

O marketing digital segue uma lógica de ações e precisam ser colocadas em prática em uma sequência, contemplando todas as estratégias para que funcione, portanto, o cronograma te ajuda a guiar o trabalho e acompanhar os resultados.

Dicas para vender seu curso online com o marketing digital

Utilizar as diferentes ferramentas de marketing digital te ajuda a divulgar seu curso online e chegar ao seu público alvo, para que ele encontre a solução que procura e que você oferece com suas aulas e materiais. Conheça as principais!

Estar presente nas redes sociais

As redes sociais já fazem parte da nossa cultura, quase todo mundo está nela, desse modo, você também precisa estar — seu curso precisa estar! Para todas as ações de marketing digital, sua página estará presente.

Ofereça todas as informações necessárias para que as pessoas conheçam o seu curso, mantenha a página atualizada e com conteúdos relevantes para despertar o interesse do público e estimular a compra.

Ter um site/blog

Quanto maior a presença digital seu curso tiver, mais fácil será encontrado. Ter um site e disponibilizar informações mais detalhadas do seu curso irá ajudar no fortalecimento da sua marca. Inclua depoimentos de clientes e resultados já alcançados.

Um blog também gera credibilidade, pois nele é possível compartilhar conhecimentos sobre o tema do seu curso e experiencias próprias, agregando valor a sua marca.

Oferecer marketing de conteúdo

Esse tipo de marketing é bastante utilizado nos meios digitais, consiste em criar conteúdos relacionados ao tema do seu curso, com o propósito de informar o público alvo e apresentar soluções.

É feito através de textos, vídeos, e-books, lives, webinars, podcasts, entre outros, disponibilizados nas redes sociais, sites, blogs ou qualquer canal de comunicação digital.

Anúncios pagos

É um serviço que anuncia seu curso nas redes sociais e mecanismos de busca, através de um anúncio patrocinado que chega até seu público alvo, com a divulgação da sua página ou site.

Essa estratégia te ajuda a impulsionar a divulgação, com um investimento razoável é possível atingir resultados significativos, tornando sua marca conhecida e lembrada.

Gerar leads

Leads são pessoas que demonstram interesse no seu curso, podem ser os seguidores da sua página, cadastrados na sua newsletter, quem fez o download do seu e-book ou assistiu aos seus vídeos/lives.

Com os dados coletados, é possível ter o contato desse público, podendo realizar ações voltadas a essas pessoas, potenciais clientes, para mantê-los por perto e interessados no seu curso. Desse modo, em algum momento irão tomar a decisão de compra.

Confira nosso post sobre a importância de gerar leads para o seu curso, clique aqui.

E-mail marketing

Com base nos leads gerados, é possível encaminhar e-mails com informações sobre o curso, com conteúdos exclusivos e direcionados a compra, com estratégias de convencimento.

Nesses e-mails é possível alertar para o prazo final de inscrição, últimas vagas ou novas turmas, por exemplo. Eles servem também para manter um relacionamento com os clientes, avisando sobre novos cursos e materiais adicionais.

Otimizar a página de vendas

O site onde o cliente faz a compra do seu curso precisa ser fácil de utilizar, além disso, precisa ser acessível pelo celular, pois a maioria dos usuários da Internet, que realizam compras online, o fazem pelos seus smartphones.

Caso o site de compra não esteja adaptado para versão mobile, as chances de uma pessoa desistir da compra são grandes. Investir na página de vendas mostra que o próprio curso online pode ser feito pelo celular também, aumentando o interesse e facilitando sua venda.

Plataforma EaD

Hospedar seu curso online em uma plataforma EaD é uma excelente estratégia de venda, pois contém ferramentas que oferecem uma experiência de aprendizagem completa. 

Quem ministra o curso pode disponibilizar suas aulas e materiais em um ambiente virtual seguro e com diferentes funcionalidades, em que os alunos acessam com facilidade.

Ministrar seu curso em uma plataforma EaD permite ter um site para o seu curso personalizado com a sua marca, além disso, dá segurança aos clientes por utilizar um site de referência no ensino à distância.

Além disso, a plataforma garante um site de vendas otimizado, oferece suporte técnico e uma experiência melhor para o cliente, gerando credibilidade e valor para a sua marca.

Conheça os benefícios de hospedar seu curso online em uma plataforma EaD, acessando nosso post sobre o assunto.

Dicas para otimizar a sua marca e aumentar as vendas online

Não adianta utilizar todas as estratégias se a sua marca não despertar interesse, ela precisa ser atrativa para o seu curso ter valor e facilitar a venda. Isso porque a motivação pela compra de um produto ou serviço está relacionada a experiência que oferece.

Algumas dicas para a sua marca vender, são:

  • Identidade visual atrativa: utilize um nome marcante, uma imagem convidativa que apresente de forma simples a proposta da sua marca;
  • Proposta inteligente: em poucas palavras, ressalte o objetivo da sua marca com o seu curso, utilize uma frase impactante que desperte a vontade de conhecer e comprar;
  • Oferecer certificado: funciona como uma “recompensa” para quem conclui o curso, além disso, pode ser adicionado ao currículo, gerando mais valor a sua marca;
  • Neuromarketing: ressaltar a relevância do seu curso para o desenvolvimento pessoal e profissional que ele proporciona, apresente depoimentos de outros clientes e os resultados já alcançados, assim despertará a vontade de ter o mesmo; 
  • Oferecer experiência diferenciada: invista em um diferencial, para optarem pelo seu curso ao invés da concorrência;
  • Relação com o cliente: disponibilize diferentes meios de contato e esteja aberto a responder dúvidas, convide o público a interagir com você.

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