Toda empresa, seja ela online ou não, possui dois tipos de clientes: os que apenas especulam sobre as vendas e aqueles que trazem lucro real à empresa – essas pessoas interessadas em seu serviço são chamadas de leads. E para manter esse público cada vez mais perto, são usadas estratégias de marketing digital.
Mas como fazer isso acontecer? A seguir iremos explicar passo a passo para você!
O que são leads?
Primeiramente, leads são pessoas que, em troca de algum conteúdo de interesse ou detalhamento do seu produto, deixam contato e informações básicas. Estes dados coletados ajudam a área de lead nurturing a segmentar a comunicação para qualificar os contatos e criar o ambiente propício para abordar o cliente e oferecer o produto.
A importância destes clientes é uma estratégia eficaz (com baixo custo) e uma oportunidade de mostrar seu produto a um público já interessado. Ao abordar essas pessoas, as chances de uma venda são maiores, o que afeta diretamente as taxas de conversão da equipe de vendas.
A estratégia de gerar leads tem como objetivo atingir e manter clientes potenciais, aumentando a probabilidade de fidelidade no processo de mecanismos de busca como o Google.
Como gerar leads relevantes
O primeiro passo é entender a jornada de compra do cliente. Em seguida, você precisa descobrir quais são os “problemas” e finalmente oferecer um conteúdo interessante para eles.
Através do marketing digital é possível oferecer a oferta de conteúdo, gerando demandas por produtos e serviços. Em outras palavras, o material oferecido às pessoas que seu negócio pode ajudá-las.
Conteúdos relevantes são os maiores aliados do inbound marketing na hora de captar e qualificar contatos. Então, conheça três maneiras de gerar leads para o seu curso online:
- Webinar
O webinar é semelhante a uma videoconferência/seminário online e possui grande aceitação por parte do público – compartilhar um tutorial, apresentação ou entrevista, isto é, um conteúdo de qualidade que vale a pena ser trocado por um endereço de e-mail.
Para isso basta criar uma landing page – página que visa a conversão e utiliza diversas ferramentas para este fim; entre elas, um formulário. Sendo uma excelente opção para oferecer ao público uma amostra do conteúdo aprendido nas aulas.
- E-books
Os assuntos são transmitidos de forma escrita. Uma das vantagens é que eles são fáceis de produzir, mas a informação precisa atender às necessidades de seu prospect, caso contrário, terá um efeito contrário.
Afunile o tema para que possa focar em um retrato pequeno da situação e destrincha-lo.
- Newsletters
Newsletters são boletins virtuais. Ao contrário do e-mail marketing, o foco é compartilhar informações e notícias relacionadas à indústria da empresa. Vale ressaltar que o newsletters não tenta vender, mas instruir e informar o leitor.
Todas essas técnicas podem e devem ser usadas para gerar leads para o seu curso online. Com organização e uma estratégia bem arquitetada, você atrairá leads potenciais e conseguirá os primeiros alunos.
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